Está aqui
“Caminho Marítimo de Santiago” parte de Cascais






















Cascais foi o ponto de partida para a comitiva do “Caminho Marítimo de Santiago”. E foi de baixo de chuva que a caravela “Vera Cruz” partiu hoje de manhã, dia 03, rumo a Peniche, acompanhada por mais 15 embarcações que fizeram guarda de honra ao longo da costa de Cascais. A chegada ao destino – Santiago de Compostela – onde a última etapa é feita via terrestre, desde Pádron, está prevista para dia 13 de junho.
A partida contou, entre outros, com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Joana Balsemão, vereadora da autarquia.
“Cascais é um ponto de passagem do caminho por terra e hoje estreia-se como um dos pontos de passagem do caminho de Santiago por mar. Faz sentido, dada a nossa ligação ao mar. É muito interessante pensar - a concha da viera, que representa o caminho dos peregrinos, cada veio representa um caminho. Agora vai-se cravar um novo veio – o caminho marítimo. É um caminho de espiritualidade, de renascimento, de superação e é com muito orgulho que Cascais faz parte deste novo veio nesta concha”, afirma Joana Balsemão, à partida da Caravela “Vera Cruz”.
O projeto “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza.
Esta “peregrinação” é composta por 12 etapas. Ria de Aveiro (4 de junho), Matosinhos (6 de junho), Viana do Castelo (8 de junho), Baiona (10 de junho), Vila Garcia de Arousa (11 de junho) e, por fim, Pádron (12 de junho).
Esta iniciativa é promovida pela Upstream Portugal e pela Fórum Oceano, contado, ainda, com o apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC) e que em Cascais contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Clubbe Naval de Cascais e Marina de Cascais.
MS | LB | PR