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Câmara Municipal de Cascais e CP chegam a acordo para a manutenção de todos os comboios no Concelho de Cascais

A Câmara Municipal de Cascais não se conformou com as alterações de horários e do número de comboios na linha de Cascais anunciadas pela CP. A oposição desta Câmara foi conhecida desde o primeiro momento, através de posição pública de Carlos Carreiras, presidente da autarquia.
Desde logo foram agendadas reuniões entre o presidente e vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz, com Manuel Queiró, presidente da CP, que foi acompanhado por responsáveis de alta direção daquela Empresa Publica.
 
Na sequência desta iniciativa, ficou garantida a reposição da situação anterior. Isto é: está garantida a manutenção de todos os comboios que partem e chegam a Cascais.
 
A manutenção deste fluxo de chegadas e partidas a Cascais é fundamental para a mobilidade dos cidadãos. A linha de Cascais é uma infraestrutura socialmente relevante e de notória centralidade para a atividade económica concelhia, nomeadamente na vertente turística, respeitando mesmo à sua própria identidade – como reflete a história da sua construção.
 
Este processo conduziu igualmente a aumento da hora de ponta em 20 minutos. Desta forma assegura-se uma prestação de serviço máximo na Linha de Cascais que, recorde-se, é uma das mais movimentadas no serviço urbano da CP. 
 
A solução encontrada permite, ainda, o reforço da atividade de manutenção operacional do material circulante, o que concorre para uma melhor prestação de serviço ao mitigar o desgaste dos mesmos e das situações de avaria que têm provocado perturbações.
 
O presidente e vice-presidente desta autarquia estabeleceram, desde o primeiro momento, contactos e reuniões com o Secretario de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
 
Para além de ter sido garantida a manutenção de todos os comboios que partem e chegam a Cascais, é consensual o reconhecimento de que o problema de fundo mantém-se.
 
É notória a falta de investimento na Linha de Cascais, bem como a falta de manutenção, não prestando desta maneira o melhor serviço para quem vive em Cascais e que diariamente utiliza este meio de transporte para trabalhar.
 
É urgente a definição de uma estratégia de investimento que garanta a sustentabilidade futura desta linha estruturante para o Concelho de Cascais, bem como para os concelhos vizinhos.
 
A uma infraestrutura obsoleta – é a única ferrovia do país que ainda é alimentada por 1500 volts em corrente continua -, junta-se o material circulante que conta com 48 anos. Compreendendo a necessidade de investimento urgente, o presidente da Camara tinha já garantido junto do Governo a inclusão no Plano Estratégico dos Transportes e Infra Estruturas do financiamento comunitário para o investimento na linha de Cascais no montante de 160 milhões de euros.
 
O Secretário de Estado dos Transportes garantiu ainda que o processo de investimento na linha de Cascais é uma prioridade do Governo na Área Metropolitana de Lisboa e, nesse sentido, foi já transmitido à nova administração da EP/REFER, empossada há dias, as orientações que levarão aquela Empresa Publica, a muito curto prazo, a conduzir o processo de investimento e de concessão de serviço na linha de Cascais.
 
Foi também comunicado que a Câmara Municipal de Cascais será, a breve trecho, convidada pelo Governo a participar ativamente em todo o processo, devendo integrar a equipa de projeto.
 
Relativamente à mobilidade dos cascalenses na rede de transportes rodoviários e a integração dos diversos Serviços Públicos de Transporte Coletivo, o Secretário de Estado dos Transportes teve oportunidade de consultar a Câmara Municipal de Cascais sobre o novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, que transferirá para os municípios, ainda no corrente ano, a competência para a organização e lançamento de concessões de transportes rodoviários nas respetivas áreas geográficas.
Ficam assim garantidas as condições para que se possa desenvolver em Cascais uma verdadeira política de mobilidade, no reforço de uma política integrada do Serviço Público de Transportes Públicos.
 
Esta autarquia aceita e aceitará todos os debates a que for chamada e reafirma a sua intransigente disponibilidade na defesa constante de melhoria da qualidade de vida dos Cascalenses, de todos os que investem em Cascais e de todos os que nos visitam. 
 
O presidente da Câmara manifesta a sua satisfação pelos resultados alcançados, regista e agradece toda a disponibilidade e colaboração da Secretaria de Estado e da CP. 
Impõem-se, igualmente, um reconhecimento público a todos os colaboradores da CP que têm contribuído, com a sua competência e profissionalismo, para a garantia da qualidade na prestação do serviço público nas difíceis condições em que a linha de Cascais vem operando há dezenas de anos. 
 
 
 

Cascais Digital

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