Está aqui
Bombeiros de Carcavelos e S. Domingos de Rana com terreno para unidade de Cuidados Continuados
A Câmara Municipal de Cascais cedeu hoje formalmente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana uma parcela de terreno nesta freguesia para a construção de um novo equipamento na área social e da saúde.
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, salientou, na cerimónia de assinatura da cedência do terreno em regime de superfície, o esforço que está a ser feito pela autarquia, através de parcerias com entidades da saúde e do Governo da República, para diminuir a carência de camas disponíveis para Cuidados Continuados. “Há uma grande necessidade de Cuidados Continuados no concelho”, disse, sublinhando que a autarquia está, como neste caso concreto, a encontrar formas para satisfazer essa necessidade premente das populações.
“Os bombeiros são presença efetiva na área da saúde e representam na nossa comunidade mais do que apagar fogos”, acentuou Carlos Carreiras.
António Cerejeira da Silva Leitão, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e S. Domingos de Rana, agradeceu o apoio da autarquia e não escondeu a satisfação pelo envolvimento da sua instituição humanitária, em parceria com uma empresa especializada da saúde, nesta valência de intervenção social que permitirá a gestão de mais camas para pessoas com maior fragilidade social.
A parcela de terreno, com uma a área de 6190 metros quadrados, situada na Quinta da Vinha, em Carcavelos, avaliada pelos serviços municipais, baseados no simulador da Direção Geral de Impostos, em cerca de 1.577.380 euros, será o local onde nascerá a nova unidade de Cuidados Continuados que, quando estiver concluída, disporá de 500 camas.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana é uma Instituição de Utilidade Pública Administrativa de carácter humanitário, sem fins lucrativos, tendo como finalidade principal a proteção de vidas e bens, designadamente, o socorro de feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios. Também desenvolve atividades no âmbito da cultura e recreio, do desporto e da saúde, e a prestação de assistência médica e de enfermagem.S.R.S.