CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Banquetes Improváveis sentam à mesa personalidades que marcaram a história de Cascais

“Banquetes Improváveis” de Júlio Quaresma junta, à mesma mesa, pessoas que fazem parte do imaginário coletivo de Cascais, em que os cenários são inspirados em clássicos de cinema. Uma exposição no Centro Cultural de Cascais, onde a sátira se serve de faca e garfo. Esta é uma forma irreverente de celebrar os 650 anos da Vila de Cascais. Uma iniciativa da Fundação D. Luis I, no âmbito do Bairro dos Museus.

São 10 obras inéditas e duas instalações que juntam de forma improvável 41 personalidades nacionais e estrangeiras, que de alguma forma fizeram notícia e marcaram a vida de Cascais.

Júlio Quaresma, através de um jogo irónico revisitou a memória de grandes clássicos do cinema - “Big Night”, “Casablanca”, “ O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante”, “Vatel” ou “Que la fête commence” - e colocou em diálogo nomes da política, literatura, teatro, música, cinema, desporto e sociedade. Entre as figuras representadas estão nomes como: Marcelo Rebelo de Sousa, Juan Carlos, Carlos Carreiras, Francisco Pinto Balsemão, Fernando Pessoa, Orson Welles, Eunice Muñoz, O Rei D. Carlos, Amália Rodrigues, Carlos Avillez, Mariza, Bryan Adams, Lili Caneças, Manoel de Oliveira e Cristiano Ronaldo.

“Tudo isto é um jogo de improbabilidades que tem se ser percebido nas entrelinhas” afirmou o arquiteto e artista plástico Júlio Quaresma, na inauguração da exposição, na terça-feira, 23 de junho.

A sala do 1º andar do Centro Cultural de Cascais foi pequena para acolher centenas de nomes bem conhecidos da cultura, televisão, moda e da sociedade de Cascais entre os quais Margarida Prieto, Lili Caneças, Margarida Mercês de Mello, Henrique Garcia, Bárbara Taborda, Fátima Lopes e Nuno Gama. Este último concebeu de propósito para a ocasião o casaco vestido por Júlio Quaresma. “Inspirei-me na sua própria obra em alinhamento com a linguagem Pop Art que pontua toda esta exposição” referiu o designer de moda.
A exposição estará patente ao público até 31 de agosto.    

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0