Está aqui
Bandeira de Honra hasteada em Cascais




















Cascais recebeu esta manhã, em cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Cascais, a distinção “Bandeira de Honra”, referente a práticas do Município de Cascais de solidariedade para com outros municípios com ele geminados, bem como políticas públicas de defesa dos Direitos Humanos e dos valores da Europa.
Em 2021 Cascais recebeu desta mesma instituição europeia o Diploma Europeu, foi agora (referente a 2022) distinguido com a Bandeira de Honra e terá ainda de concorrer à Placa de Honra. Será com a conquista desse terceiro prémio que Cascais se candidatará ao Prémio Europeu, a mais alta distinção atribuída pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
“Este é um concelho aberto ao mundo e que acredita que a diferença soma, é um concelho em que a diferença não diminui nem divide”, disse Carlos Carreiras presidente da Câmara Municipal de Cascais na sua intervenção.
Este prémio, acrescentaria Francisco Kreye, vereador da autarquia com o pelouro das Relações Internacionais, que a distinção hoje entregue por Luís Leite Ramos, representante da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, é o “reconhecimento das ações de solidariedade do Município de Cascais para com outros povos e outros municípios geminados com Cascais, numa ação de afirmação dos valores da União Europeia”. Francisco Kreye destacaria o programa SOS Ucrânia em 2022, a doação do veículo de combate a incêndios a Cabo Verde, ou na ajuda às vítimas do terramoto ocorrido na Turquia, mas também o espírito acolhedor e inclusivo da comunidade cascalense que tem no seu território cidadãos de mais de 80 nacionalidades.
Foram ainda apresentados depoimentos gravados de presidentes de vários municípios geminados com Cascais, designadamente o presidente da Câmara da cidade ucraniana de Irpin, bem como do presidente do Município romeno de Sinaia. O Hino de Alegria (o quarto andamento da 9.ª Sinfonia de Beethoven), foi a trilha sonora desta cerimónia, interpretado pelo coro dos alunos da Frei Gonçalo de Azevedo, acompanhado pela Orquestra Juvenil de Cascais.CMC/PR/LB