CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Baile na água

Atletas seniores da hidroginástica terminam época em festa nos Salesianos de Manique.

O ancião transporta a experiência de vida, mas quando a mobilidade o permite, pode acrescentar à sabedoria a alegria de viver. Foi exatamente essa frescura que a V Edição do Festival de Hidroginástica mostrou, num apelo aos que ainda hesitam perante as ofertas da prática desta modalidade em múltiplas instituições, nas quatro freguesias do concelho de Cascais.

O Festival que pôs fim a um ano desportivo, contou com mais de duas centenas de atletas veteranos, praticantes da hidroginástica, de duas dezenas de instituições, das quatro freguesias do concelho. No domingo, nas piscinas dos Salesianos de Manique, alguns destes atletas exercitaram, cumprindo as indicações dos professores de hidroginástica, conviveram e dançaram na água e fora dela, ao som de temas como “Forever Young” dos Alphaville dos anos 80, ou até o “Tutti Frutti” do Little Richard, que fez furor no final dos anos 50 e 60, e sempre como se de um baile de debutantes se tratasse.

Maria da Conceição, com 80 anos, saia desempoeirada da piscina depois da sua exibição, mas não perdia a vontade de se mexer, continuando a dançar ao som da música que animava a coreografia dos colegas na piscina. “Faço hidroginástica duas vezes por semana em Alvide”, dizia-nos, “há 15 anos ou mais” e confessava ainda: “Desde que faço hidroginástica sinto-me muito bem”. E lá continuava com o pezinho a dar a dar porque a música puxa para a dança e a Maria da Conceição não resiste. Era este o ambiente da festa.

“Este Festival insere-se no programa Seniores em Movimento, que decorre ao longo do ano", disse o vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, destacando ainda as cerca de duas dezenas de instituições que ali estavam presentes, o que, referiria o autarca, “é a prova de que Cascais é um concelho que promove o envelhecimento ativo, criando várias oportunidades para que a população sénior possa estimular a suas capacidades físicas e mentais".

Se a mobilidade dos veteranos atletas dentro e fora da piscina, era manifestamente a prova de que as competências físicas estavam ativas, o sorriso no rosto e a alegria contagiante eram prova de que as mentais também estavam bem exercitadas, cumprindo aquela máxima do poeta romano Iuvenalis: “Mente sã em corpo são”.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0