Está aqui
Alunos de Cascais debatem Saúde Mental

Na manhã de dia 8 de fevereiro decorreu a terceira sessão da segunda fase do projeto “A Voz dos Jovens”, no centro de formação de professores de Caparide.
Estiveram reunidos cerca de 80 alunos de escolas públicas e privadas do concelho, Colégio Marista de Carcavelos, Escola Secundária de Carcavelos, Agrupamento de escolas Frei Gonçalo de Azevedo e Matilde Rosa Araújo e Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Esta sessão teve ínicio com uma atividade denominada “Quebra- gelo “proporcionada por três representantes do “scholas”, com o objetivo de criar uma interação entre alunos de diferentes escolas. Posteriormente, foram apresentadas propostas de trabalho, no âmbito do tema “Saúde mental“, que de seguida foram debatidos pelos alunos participantes divididos em 5 grupos.
Um sexto grupo, designado grupo da comunicação, definiu estratégia e distribuiu tarefas para a cobertura noticiosa deste encontro.
Os cinco grupos divididos aleatoriamente conversaram e agruparam as ideias, entre elas, projetos para a monitorização da saúde mental nas escolas, como por exemplo, uma semana interativa entre jovens, tedtalks, linhas de apoio online. Também foram elaborados projeto para a prevenção da saúde mental nas escolas, tais como um cartão jovem que oferece 20% de desconto em psicologos e psiquiatras, kits de primeiros socorros psicológicos e assembleias escolares anónimas onde haja partilha de experiências.
O projeto procura envolver todas as escolas públicas e privadas do concelho, avocar toda a comunidade no escrutínio da vida escolar e pública e consequentemente propor soluções, quer no âmbito da realidade escolar quer cívica.CMC/Grupo de Comunicação A Voz dos Jovens/HC/RB