Está aqui
Alunos da EB1 da Galiza Revitalizam o Largo do Chafariz
Na passada sexta-feira, 19/7, os alunos da Escola Básica do 1º Ciclo da Galiza marcaram a ativação do Largo do Chafariz, concluindo as pinturas que eles próprios realizaram. Este evento destacou o envolvimento dos alunos na criação e construção do espaço, demonstrando à comunidade local o seu compromisso com a revitalização da área.
O Projeto Melhoria do Nosso Bairro, cujo objetivo principal é promover a reapropriação do Largo do Chafariz para usufruto da comunidade, devolvendo-lhe a função primordial de espaço público e ponto de encontro, foi a força motriz por trás desta iniciativa.
Zeca Duarte, vereador da Câmara Municipal de Cascais, salientou a importância da iniciativa e que “graças a este projeto, a Câmara incentiva os munícipes para que possam, numa consciência coletiva, colaborar para o bem-estar da sua comunidade e de toda a envolvência do seu bairro”.
O projeto começou no ano letivo 2022/2023, numa parceria entre a comunidade escolar da EB1 da Galiza e o Colectivo Warehouse. O projeto tinha como objetivos sensibilizar os alunos para a importância do espaço público e o seu papel enquanto cidadãos ativos. Diversas atividades de introdução ao pensamento arquitetónico foram realizadas, permitindo aos alunos aproximarem-se gradualmente da escala urbana a partir do ambiente escolar.
Ao expandir o seu olhar além dos muros da escola, os alunos participaram em atividades de mapeamento da envolvente, desenhando a escola e as suas redondezas, e identificando pontos de referência importantes. “Este processo incluiu o contacto direto com os moradores do Bairro da Galiza, através de entrevistas conduzidas pelos alunos, que permitiram aprender sobre a história da zona e identificar necessidades atuais”, referiu Salomé Duarte, ludobibliotecária da EB1 da Galiza que acompanhou os alunos em todo o processo.
As fases seguintes do projeto centraram-se no estudo de possíveis intervenções. Os alunos participaram em sessões de brainstorming e na elaboração de maquetas utilizando diversos materiais. Estas atividades culminaram na ocupação do Largo do Chafariz com maquetas à escala real, apresentando o projeto à comunidade escolar e aos moradores do bairro.
Entre as propostas de intervenção destacaram-se:
• Reativação do antigo chafariz
• Limitação do estacionamento para promover a fruição do espaço público
• Colocação de mesas e cadeiras
• Instalação de bancos
• Criação de canteiros com plantas
• Colocação de bebedouros para pessoas e animais
• Realização de uma pintura coletiva
A revitalização do Largo do Chafariz é um testemunho do poder da colaboração comunitária e da importância de envolver as gerações mais jovens na criação de um futuro mais inclusivo e participativo para todos.
CMC | CL | NH | PM