CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Almada Negreiros é o novo patrono da Escola EB1 de Bicesse

A Escola EB1 de Bicesse passa a designar-se Escola Básica Almada Negreiros, em homenagem ao grande vulto da cultura portuguesa e à sua ligação a Bicesse.

Foi em ambiente de festa que decorreu o descerramento da placa que dá um novo nome à Escola em Bicesse. Os alunos interpretaram o hino da escola e dançaram. Pais, professores, representantes da autarquia e do universo escolar estiveram presentes na cerimónia.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Bicesse propôs há 4 anos, em todos os Conselhos Gerais do Agrupamento de Escolas de Alapraia onde representa o 1.º Ciclo, a atribuição de um patrono à escola. A escolha de Almada Negreiros deve-se à sua importância no panorama cultural e artístico e pela sua ligação a Bicesse.

A comemoração contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dos vereadores Isabel Guerra, Frederico Pinho de Almeida, do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Ribeiro, e de Miguel Arrobas, diretor municipal. Do universo escolar estiveram presentes Sílvia Lemos, diretora do Agrupamento de Escolas da Alapraia, e a presidente da Associação de Pais da Escola, Amélia Mestrinho, entre outros.

“Hoje é um dia de grande significado para a EB1 de Bicesse agora EB1 Almada Negreiros. Almada Negreiros viveu aqui mesmo ao lado da Escola. Tem uma história e uma tradição nesta localidade, é pois o patrono adequado para dar o nome à Escola” disse Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais

Por outro lado a atribuição deste patrono vem ainda “trazer uma riqueza em termos artísticos e culturais a esta comunidade, ao dar a possibilidade de os alunos conhecerem a sua obra e a sua vida” acrescentou o vereador.  

A atribuição de patronos é fundamental para as escolas: “Através dos patronos nós conseguimos estudar muitas áreas com os nossos alunos”, referiu Sílvia Lemos, diretora do Agrupamento de Escolas da Alapraia. “Com Almada Negreiros, os nossos alunos vão ficar muito mais ricos, pois com a flexibilidade curricular conseguimos trabalhar em todas as áreas e eles vão lembrar-se para a vida inteira desta experiência”, concluiu Sílvia Lemos.

Foi também afixada na parede lateral de um dos edifícios da escola, uma réplica em ferro de uma obra de Almada Negreiros.

Recorde-se que José de Almada Negreiros, um homem das artes, que vai da poesia às artes plásticas, nasceu em São Tomé e Príncipe a 7 de abril de 1893 mas muito novo, 7 anos, veio para Lisboa. Já adulto viveu em Paris e Madrid, mas de regresso a Portugal, e após ter casado com Sarah Affonso, na década de 30 do século XX, mandou construir a Quinta de Bicesse, muito perto do local onde atualmente se situa a escola agora com o seu nome. Passou a residir exclusivamente naquela quinta a partir do fim da Segunda Guerra. Era lá que tinha o seu atelier, onde criou grande parte da sua obra artística. O seu filho estudou na Escola de Bicesse e foi o autor do projeto de arquitetura da igreja desta localidade. AQ

 

 

.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0