Está aqui
Academia de Cidadania Inteligente | Quatro dias de intenso debate
Quatro dias de debate intenso marcam a segunda edição da Academia de Cidadania Inteligente que decorre na Nova SBE, em Carcavelos. Organizada pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Nova School of Business and Economics, pelo segundo ano consecutivo, a Academia posiciona-se enquanto espaço de reflexão, debate e cocriação sobre formas mais intensas de viver a democracia e a participação cidadã.
No primeiro dia, perante os 104 participantes oriundos dos cinco continentes, foram colocadas questões para as quais os dias de debate procurarão contribuir com respostas. “Proteger a Democracia Liberal e Representativa - o governo do povo, pelo povo e para o povo - implica trabalhar todos os pilares da democracia: seja o pilar participativo, o pilar colaborativo ou cooperativo”, destacou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura dos trabalhos.
Reforçando que “as cidades que lideram a nova vaga de democratização, sobretudo através do desenvolvimento e aprofundamento das ferramentas da democracia participativa”, mas salvaguardando que a democracia participativa não é a panaceia para todos os males, “é um caminho, não é o único!”.
Esta segunda edição da Academia de Cidadania Inteligente conta com as contribuições de uma rede de parceiros internacionais, entre os quais: o Banco Mundial (Moscovo, Federação Russa), a Global Initiative for Fiscal Transparency (Washington, Estados Unidos da América), a Associação de Municípios e Regiões da Suécia (Estocolmo, Suécia) e o Observatório Internacional de Democracia Participativa (Barcelona, Espanha).