Está aqui
Abandono não! Em nenhuma situação!
Podiam ser o Tobias e o Piruças. Podiam estar em casa, ou de férias com a sua família. Mas foram abandonados e agora aguardam no CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Cascais, por nova família que os acolha.
Vamos mudar esta história? “Abandono não! Em nenhuma situação!”
Vai de férias? O ideal será sempre escolher destinos que permitam levar toda a família, mas, se e o destino não permite o acolhimento de animais, procure antecipadamente alternativas, como casa de amigos ou familiares ou um hotel para animais.
A Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Associação S. Francisco de Assis, tem em curso a campanha “Abandono não! Em nenhuma situação!” que visa sensibilizar os munícipes de Cascais para a necessidade de contrariar a tendência do verão.
Os números
Neste momento, à guarda do CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Cascais encontram-se 269 cães e 307 gatos. Os principais motivos para o acolhimento destes animais são, infelizmente situações de violência doméstica incluindo contra os animais, a perda de residência ou mudança para habitações arrendadas onde os animais não são permitidos. Mas há ainda situações em que o acolhimento resultou de situações de insalubridade ou de questões de saúde ou mesmo falecimento dos tutores.
Ao longo do ano decorrem diversas ações que procuram tornar a vida dos animais mais feliz, através de passeios regulares com a ajuda de voluntários, de passeios mensais mais alargados – o “Trilho Canino” que já vai na sua XVII edição.
Realizam-se, ainda, campanhas de promoção de adoção, como acontece na Festa do Animal, já marcada para dia 28 de setembro de 2024, no Parque Marechal de Carmona.
Ao longo do ano há ainda vários apelos dirigidos a Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) com vista à adoção, sobretudo quando há novas ninhadas.
Entre em contacto com a Associação São Francisco de Assis – Cascais
Email: geral@sfacascais.pt | Telefone: 214 870 095 (chamada para rede fixa nacional, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00).
+info sobre o que fazemos quanto ao bem-estar animal
CMC | FH