CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

6.ª edição Chefs On Fire

A FIARTIL voltou a receber o maior festival gastronómico da Europa

Pratos cozinhados no fogo por chefs de renome, num ambiente familiar, ao som de concertos e boa música. A proposta do festival gastronómico Chefs On Fire é tentadora e, à semelhança dos anos anteriores, a 6.ª edição do evento de gastronomia voltou a ser um enorme sucesso. O maior festival gastronómico da Europa regressou, assim, à FIARTIL, entre os dias 20 e 22 de setembro, no Estoril, e juntou milhares de pessoas que se deliciaram com as propostas gastronómicas com a assinatura de Chefs de renome nacionais e internacionais, com pratos cozinhados exclusivamente com fogo, num ambiente aconchegante, ao som das melhores referências musicais a nível nacional, proporcionados por quatro concertos em cada um dos dias. No total, 30 chefs cozinharam iguarias irresistíveis, de carne, peixe e vegetais, e 12 concertos foram a receita infalível que fez a delícia de quem não faltou à chamada.

O conceito do festival, proporcionar um ambiente familiar, com a degustação de slow cooking, a celebrar as origens da comida e do fogo, também mantem o compromisso com a sustentabilidade ambiental, afirmando-se como o festival gastronómico mais sustentável da Europa, sendo plastic free a toda a escala, somado ao zero desperdício na confeção dos chefs.
Mesmo com uma forte preocupação na rentabilização dos recursos, o que se traduz na redução ao máximo de quaisquer restos durante a preparação de alimentos, também no Chefs On Fire, houve espaço para sensibilizar os Chefs e respetivas equipas para a valorização deste tipo de resíduos. Além da representação do projeto num dos espaços do recinto, foram entregues kits de baldes e sacos verdes óticos “formato restauração” em todos os stands. O objetivo foi alargar, ainda mais, a sensibilização dos Chefs e respetivas equipas, para a utilização deste kit no espaço e, depois, nos restaurantes onde trabalham habitualmente. A valorização de biorresíduos (já a funcionar em mais de 50.000 lares do concelho de Cascais), permite uma melhor separação dos mesmos durante preparação de alimentos (e na hora de limpar os pratos dos restos de comida). Os resíduos ganham, assim, uma nova vida: em vez de acabarem nos aterros são transformados em composto para a agricultura. Se ainda não faz parte, ligue 800203186, de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00, e peça gratuitamente o seu conjunto (doméstico ou restauração).

Numa altura em que muitos incêndios deflagraram e destruíram centenas de hectares por todo o país, a organização do evento, em resposta a estas calamidades, implementou uma ação de recolha de donativos para os bombeiros. No último dia do evento, 22/09, foi feita uma homenagem em palco, e Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia Cascais-Estoril, entregou um cheque de cinco mil euros às cooperações de Bombeiros do Estoril e Cascais.

Destaque, ainda, para uma iniciativa dirigida aos seniores, no 1.º dia do festival, que tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais, em que 200 seniores, 50 de cada uma das freguesias do concelho, foram convidados pelas respetivas juntas de freguesia a passarem um dia agradável nos Chefs On Fire e a degustaram as iguarias que os Chefs mais conceituados ali prepararam em bocas de fogo alimentado a lenha. No plano gastronómico,  o "Polvo” foi o mais solicitado, mas o verdadeiro saldo do dia foi para o momento de convívio. As mesas, ocupadas de pratos e copos, ganharam a animação da conversa, como uma jornada de velhos amigos em que a gastronomia é apenas um pretexto. "Então, e se não estivesse aqui a convite da Junta, onde estava?", perguntàmos a Maria da Conceição Rodrigues, da  Freguesa de S. Domingos de Rana. “Estava em casa a aturar o meu marido, ficou lá em casa de castigo a fazer o almoço”,  respondeu-nos, com uma sonora gargalhada. Mais adiante, numa mesa de fregueses de Alcabideche, entoou-se o Cante alentejano, afinado no canto e nas palmas que, no final, receberam das freguesas de outras mesas com seniores de Cascais Estoril, Carcavelos Parede e S. Domingos de Rana, porque foi esse o espírito, não desperdiçar o prazer do momento. Como referiu o vereador da autarquia Frederico Pinho de Almeida, para que os seniores do concelho consigam manter uma boa qualidade de vida “é necessário envolvê-los em iniciativas deste tipo.” E, acrescentou: “Vê-los felizes é, para nós, um motivo de satisfação”.

Do leque do cartaz de 30 chefs, fizeram parte nomes como Maurício Vale, do Soi, Luís Gaspar, do Brilhante e da Sala de Corte, Leonor Godinho, da Vida de Tasca, Zé Paulo Rocha, de O Velho Eurico, Pedro Pena Bastos, do Cura, Paulo Alves, do Praia no Parque, Catarina Nascimento, do 83 Gastrobar, Vítor Matos, do Antiqvum, e André Cruz, do Feitoria, e, quanto a música, entre os 12 concertos, subiram a palco, entre outros, Iolanda, Tatanka e Miguel Araújo, HMB, Capitão Fausto e Bárbara Tinoco.

Foram três dias memoráveis, para o ano há mais!


CMC | FH | HB | TL | SM | CT | CB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0