Está aqui
5G em Cascais
A Câmara Municipal de Cascais assinou hoje (quinta-feira, 26 de setembro) um Memorando de Entendimento com a Dense Air Portugal que vai permitir a instalação da rede 5G no centro da Vila.
Este Memorando de Entendimento decorre após um período de testes e estudos que foram desenvolvidos na sequência de um outro memorando assinado a 10 de maio.
O protocolo foi rubricado entre a Câmara Municipal de Cascais, representada pelo seu vice-presidente, Miguel Pinto Luz e a Dense Air Portugal, representada pelo seu Diretor-Geral Tony Boyle.
Miguel Pinto Luz destacou o facto de "Cascais ser o primeiro concelho a ter a primeira instalação 5G" em colaboração com a Dense Air Portugal. "Estamos de facto a liderar este processo nas autarquias e podemos ser os primeiros a oferecer aos nossos munícipes, a quem nos visita e a quem gosta de Cascais, este serviço que vai melhorar em tanto a vida de cada um de nós”.
Tony Boyle, acredita que a mudança posiciona Cascais na vanguarda da indústria 5G da próxima geração e que permitirá à Câmara Municipal de Cascais, e a outras partes interessadas, ter contacto direto com os mais recentes avanços tecnológicos que esta tecnologia permite incluindo automóveis autónomos, IoT industrial, educação imersiva e cirurgia de operação remota.
A transformação de Cascais numa 'comunidade inteligente' envolverá a instalação de uma macro célula 5G num edifício central de Cascais e de pequenas “Magic Box” – antenas 5G de tamanho reduzido - estrategicamente posicionadas para fornecer serviços de internet 5G dentro dos edifícios.
Uma segunda e igualmente importante característica desta parceria é a instalação de uma rede autónoma de teste e validação 5G no Hub de inovação digital da Universidade Nova em Carcavelos.
Esta rede de teste será operada pelo Hub digital como parte do ano de Tech fest e permitirá que estudantes e investigadores acedam à mais recente conectividade 5G para testar e pilotar aplicações de novos e inovadores modelos de negócio.
O Diretor-geral da Dense Air sublinha que este movimento não só beneficiará Cascais, e os seus planos ambiciosos de fazer deste concelho uma comunidade totalmente conectada, mas também tornará os negócios mais eficientes e dará aos habitantes e consumidores acesso a mais informações e de uma forma mais rápida do que nunca.
O modelo de negócios da Dense Air oferece uma alternativa aos operadores atuais através da instalação em larga escala de pequenas células – as Magic Box - que são mais ecológicas dos que as soluções existentes e permitem ligações de grande qualidade especialmente no interior dos edifícios.
Tony Boyle destaca ainda o trabalho árduo feito pela Dense Air Portugal nos últimos 12 meses no planeamento da introdução desta tecnologia em todo o país. Este trabalho faz parte de um plano para investir mais de 100 milhões de euros em Portugal no serviço de Magic Box.
As vantagens da 5G
A propósito das vantagens desta rede 5G Tony Boyle refere que “a velocidade a que opera a 5G é muito superior” [que o 4G], conseguindo-se obter, no smartphone “a mesma velocidade que se obtém com a fibra em casa", onde quer que estejamos".
"A implantação da 5G "vai permitir o desenvolvimento de novas aplicações, com as quais nem sequer sonhámos ainda, em áreas como a medicina ou a educação, o que abre todo um novo espetro de oportunidades para aplicações”.
O diretor-geral da Dense Air Portugal recorda que a “chave deste programa reside no facto de a Câmara Municipal de Cascais ter aberto a porta para uma operação de testes 5G conduzida pela Nova SBE e uma das tarefas será desenvolver soluções inovadoras”. E, desta forma, acrescenta Tony Boyle, a autarquia “está a apoiar não só o desenvolvimento da conetividade 5G, mas também a inovação, através do desenvolvimento de novas aplicações para a 5G”.
Quanto á incompatibilidade da 5G com os atuais equipamentos, Boyle esclarece que “os dispositivos móveis mais recentes disponíveis de algumas empresas já suportam a frequência 5G e , gradualmente, durante os próximos 12 meses, a maioria dos dispositivos estará apta” a suportar o 5G.
“Será mais ou menos na altura em que se vai efetuar a mudança [de 4G para 5G], mas a tecnologia já está disponível e é suportada pelos dispositivos dos principais fabricantes”, conclui Tony Boyle. HC