CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

2020, Revolução na mobilidade: terra, ar e mar

O ano arrancou em Cascais com uma verdadeira revolução na mobilidade.

Às primeiras horas do dia 1 de janeiro andar de autocarro passou a ser gratuito em todas as carreiras que circulam exclusivamente dentro do concelho. Mas haverá mais, muito mais.

Este é o ano da mudança na mobilidade para todas as formas de circulação em Cascais: em terra, no ar e no mar.

Com o concurso público internacional de serviço de transporte público coletivo a aguardar decisão, a mobilidade terrestre no concelho está em franca ebulição. O objetivo é mudar o nosso paradigma da mobilidade para melhoramos a nossa qualidade de vida. Afinal, num autocarro cabem, em média, 69 pessoas, são 69 veículos a menos a circular. Por isso, além das carreiras gratuitas ao longo de 2020 vão nascer novas infraestruturas para a mobilidade elétrica: vão ser duplicados os postos de carregamento e criada nova estação com 12 unidades de carregamento rápido para veículos elétricos. 

De estacionamento a praça de eventos. O que hoje conhecemos como parque de estacionamento Cidadela será transformado numa praça para eventos de média dimensão prolongando a Praça D. Diogo de Meneses para a entrada do forte. Só as árvores irão manter-se num espaço para ser vivido por todos.

No ar também há muitas novidades. Com o aeroporto que mais cresceu em tráfego aéreo nos últimos anos, Cascais tem hoje a segunda maior infraestrutura aeroportuária da Área Metropolitana de Lisboa (e a quarta no país) em número de voos (56.493 aeronaves e cerca de 14.000 passageiros em 2019). É em Tires que se localiza o maior centro de formação em aeronáutica do país com sete escolas e um centro de simuladores de voo da TAP onde são formados 600 pilotos por ano. E até 2021 estará concluída a certificação Internacional, o que reforça os objetivos de Cascais de captar para esta estrutura a totalidade da aviação executiva a operar na grande Lisboa. Um crescimento que justifica 2020 como o ano de “descolagem” da requalificação do Aeroporto de Tires. Com uma pista 1.700 metros e cinco placas de estacionamento, o aeroporto tem já a tempo inteiro uma esquadra da PSP - Polícia de Segurança Pública (segurança aeroportuária) e prepara-se para receber os serviços do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Com a requalificação vão ser criadas uma nova torre de navegação e terminal de passageiros e mais hangares. Mais estacionamento para aeronaves e veículos, um quartel de bombeiros e ligação viária direta à Autoestrada A5 Cascais-Lisboa completam a renovação. Investimento global: três milhões de euros.

Quem chega a Cascais por mar também pode contar com um ano de 2020 fervilhante. A completar 21 anos, a Marina de Cascais irá soltar as amarras rumo a uma nova centralidade na vila. Uma profunda requalificação vai mudar a filosofia da Marina em busca de um melhor acolhimento com preocupações ambientais. O projeto inclui um hotel de cinco estrelas da cadeia SO by Sofitel, havendo na nova Marina espaço para escritórios, coworking e uma inovadora área de restauração. Início das obras: primeiro semestre de 2020. Investimento: 80 milhões de euros.

Leia o jornal completo em formato PDF

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0