Está aqui
10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas
Cascais vai ser o anfitrião do 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas. Entre os dias 26 e 27 de novembro, o Centro de Congressos do Estoril vai receber o secretário-geral da ONU, António Guterres, e dezenas de Ministros dos Negócios Estrangeiros, altos responsáveis de diversas organizações internacionais, para além de diversos antigos chefes de Estado e de Governo. Chefes de Estado dos oito países que organizaram os fóruns anteriores, como, Espanha, Turquia, Brasil, Qatar, Áustria, Indonésia, Azerbaijão e Marrocos, foram igualmente convidados. E com os olhos postos no futuro, como país anfitrião, Portugal deverá convidar representantes da Arábia Saudita, que vai organizar o 11.º Fórum Global, em 2026, África do Sul e Cabo Verde. “Cascais tem mais de 80% de nacionalidades do mundo e são comunidades que estão perfeitamente integradas ao ponto de nós dizermos que, em Cascais, ninguém é estrangeiro”, afirmou, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, em entrevista à ONU News.
O fórum assinala os vinte anos da génese da Aliança das Civilizações e visa fazer um balanço do trabalho levado a cabo nas duas últimas décadas, com vista a projetar o futuro da iniciativa. Organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, estão também previstos eventos no Forte de São Julião da Barra.
A organização prevê a presença de 1500 a dois mil participantes, entre altos responsáveis das Nações Unidas, líderes políticos, religiosos e culturais, representantes de organizações internacionais, centros de investigação e sociedade civil. “Sempre fomos um concelho que acolheu povos de várias culturas, de várias religiões, de várias formas de pensamento e isso consideramos que tem sido um fator que tem possibilitado o próprio desenvolvimento do concelho de Cascais e, por isso, foi com grande entusiasmo que recebemos esta notícia de termos aqui a realização do Fórum”, salientou o autarca à ONU News.
Consciente do impacto que implica este n.º esperado de participantes, o autarca assegura que o município está habituado a receber grandes eventos, como as Conferências do Estoril, com uma participação anual de 5 mil pessoas, ou a visita do Papa Francisco, que ocorreu no verão de 2023. “Não cria qualquer tipo de problema, do ponto de vista de transportes, segurança, alimentação, acolhimento, Cascais tem todas as condições e já tem todas as condições testadas e treinadas”, afirmou.
Está contemplada também uma sessão de homenagem ao Presidente Jorge Sampaio (1939-2021), primeiro Alto Representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas.