CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fado é Património Cultural da Humanidade da UNESCO há dois anos | Saiba como a tradição das casas de de fado está de volta a Cascais

Hoje, dia 27 de novembro, comemoram-se dois anos sobre a classificação do fado enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, tornando-se na primeira expressão cultural a receber este reconhecimento em Portugal. Em Cascais está a aumentar o número de turistas que demonstram um renovado interesse pelo Fado. Lentamente começam a surgir negócios que recuperam a tradição de décadas.

Uma reportagem de Isabel Alexandra Martins, in Boletim C, n.º 34, novembro de 2013


ALMA PORTUGUESA | Aumenta
Há ainda quem se lembre das casas de fado que na década de 60 existiam em Cascais. Mas as épocas passam e arrastam modas e tendências e o Fado praticamente deixou de fazer parte da oferta de animação no concelho. Nos últimos anos, surge uma geração de jovens fadistas. O fado conquista novos públicos, ganha lugar de destaque internacional e é declarado Património Imaterial da Humanidade. Em Cascais, um dos concelhos do país com uma das maiores taxas de afluência de turistas, o inte-resse por esta marca da identidade portuguesa também se tem vindo a refletir na procura pelo Fado. Tendência que tanto hotéis como agências de viagem confirmam aos empresários que junto deles procuram saber se existe público interessado nesta oferta. “Dizem-nos que os clientes estrangeiros perguntam muito por casas de Fado, mas que a maior parte das vezes têm que ir para Lisboa”, conta-nos um dos sócios do restaurante “Cascais em Fado” aberto ao público desde abril. O Fado também está de volta ao Arreda Bar, uma aposta de três amigos que querem dar voz ao fado no seu bar em Cascais. Também a fadista Linda Leonardo inaugurou há três anos a sua própria casa de fados em Cascais.
De forma ténue, mas confiante no sucesso dos seus projetos, estes empresários incluíram o Fado na oferta de animação em Cascais. Fique a conhecer três dos projetos que abriram portas ao Fado em Cascais.


O FADO TAMBÉM ESTÁ DE VOLTA AO ARREDA BAR
Em 1969 o fadista e guitarrista José Pracana inaugurou o Arreda Bar, na Rua Alexandre Herculano. A ideia era fazer com que os apreciadores também optassem por vir para Cascais ouvir bom fado. Com um dos ícones da guitarra portuguesa a dar nome ao projeto, a casa teve sucesso imediato, chegando a receber artistas consagrados [Amália passou por lá] que ali davam voz à sua garra fadista. Posteriormente, o espaço chegou a ser Casa de Fados de Manuel de Almeida, Rodrigo e de Júlio Ribeiro. Alguns anos depois, os tempos áureos do Arreda foram esmorecendo, e embora continuasse a funcionar como bar, o fado deixou de passar por aquela viela. Jorge Martins, Gonçalo Castelbranco e João Paulo Albuquerque, três amigos, entusiastas do fado que conheceram os tempos gloriosos do Arreda, decidiram voltar a dar vida à casa onde há muitos anos o fado fez grande sucesso. Desde janeiro deste ano, às quintas- feiras e aos sábados, o público volta a ter encontro marcado com o fado no Arreda Bar. A casa funciona com um leque de fadistas residentes e com alguns convidados cujos nomes são divulgados todas as semanas no Facebook. O Arreda tem uma sala com lotação para 70/80 pessoas, mas convém reservar mesa. As portas abrem às 17h00. Servem refeições ligeiras, mas quem quiser aparecer para tomar uma bebida também é bem-vindo. As sessões de fado aconteçam a partir das 22h30. Aceita reservas para grupos para qualquer dia da semana.
Reservas: oarredabar@gmail.com ou 934881583/915412231


“CASCAIS EM FADO”
Profissionais com anos de traba-lho na restauração, José Teixeira e Pedro Dias acalentavam o sonho de um dia poder vir a abrir um negócio próprio na área. Unidos por laços de amizade e interesses profissionais, pretendiam desenvolver um projeto que marcasse a diferença na oferta turística em Cascais. Começam por fazer um estudo de mercado que se revelou surpreendente: em Cascais, um destino turístico de excelência, e que na década de 60 foi polo relevante da cultura fadista, não existiam, casas de Fado. Foi assim que depois de algum tempo a amadurecer a ideia, estes dois empresários resolveram, com o apoio da DNA Cascais, dar vazão à sua capacidade empreendedora, e inauguraram em Abril, na Rua Visconde da Luz o “Cascais em Fado”, um restaurante onde o “Fado” se serve como prato principal. A Cascais em Fado abre ao público às quintas e sábados, a partir das 19h30. A casa tem como manager de artistas o guitarrista Diogo Quadros. As fadistas Silvana, Matilde e Tânia Oleiro e Margarida Bessa são algumas das presenças habituais da casa, mas há sempre novos convidados. O cliente pode optar por um pacote que inclui jantar e espetáculo, ou só assistir ao Fado (21h30). O cardápio, entre outros pratos, inclui, Caldo verde à Portuguesa com presunto alentejano, Montado de bacalhau com esparregado e broa de milho crocante. O jantar inicia-se pelas 19h30. Entre o jantar e o apagar das luzes, que marca o início do espetáculo às 21h30, um vídeo em Inglês, com legendas em português, dá a conhecer aos clientes a história do Fado.
Reservas: reservas@cascaisemfado.com ou +351.211.993.521/351.912.218.839


PÁTIO DAS VONTADES - CASCAIS FADO CASCAIS
Por iniciativa da fadista Linda Leonardo, o Restaurante Pátio das Vontades – Cascais Fado Cascais,  abriu portas em 2010, na Rua Alexandre Herculano, nº 149A (antigo 25 A).
As sextas-feiras à noite estão reservadas para a sessão de fados, interpretados por muitos dos seus amigos e convidados. Fadistas e guitarristas como, Berta Maia, Hugo Afonso, Fernando Veloso, Nélson Aleixo, Luís Gatinhas, Ricardo Parreira, Carolina Tavares, Suzy Paula, Ângelo Ferreira,  Nobre Costa, são apenas alguns nomes que por ali passaram.
Pequeno mas acolhedor e intimista, o espaço tem capacidade para cerca de 30 lugares sentados.
As sessões de fado começam às 21h00 e costumam ser divulgadas na página de facebook do restaurante.
Os jantares são servidos a partir das 19h30 e o menu é composto por pratos típicos como, Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, Bacalhau à casa, Naco de porco à lagareiro, Caldo verde, Tranches de novilho à casa, entre outros petiscos.
Reservas: 967 714327 ou pelo e-mail: patiodasvontades@gmail.com

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0