CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cidades portuguesas e espanholas reforçam colaboração “smart” | Cascais marca presença no Congresso Mundial de Smart Cities até dia 21 de novembro em Barcelona

Depois da assinatura, em Cascais, do protocolo para a criação da Rede Ibérica de Cidades Inteligentes, 25 cidades portuguesas e 47 cidades espanholas estão agora mais próximas para o desenvolvimento de projectos integrados e a partilha de experiências.

As reuniões de trabalho sectoriais já se iniciaram tendo por objetivo posicionar as respetivas cidades – unidas numa rede ibérica - em vantagem na grelha de partida para o acesso aos fundos europeus do programa 2020.


O Congresso Mundial de Smart Cities em Barcelona foi o palco escolhido para a realização da reunião da Junta Directiva da RECI com representantes da rede RENER.


Da parte portuguesa marcaram presença Porto, Coimbra, Torres Vedras, Cascais e Santarém. De sublinhar a participação do presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, neste primeiro encontro luso-espanhol, ainda que a título de observador. O autarca integra um novo grupo de cidades portuguesas que querem aderir à RENER.
Também do lado espanhol foram aprovadas as entradas de mais oito cidades.


Esta “movida” em torno de um novo paradigma de desenvolvimento das cidades está a mobilizar políticos, empresas e universidades.


A reunião de ontem foi a ratificação do acto de assinatura do acordo realizado na passada semana em Cascais.


Na conferência de imprensa, o alcaide de Santander, Íñigo de la Serna, que preside à RECI deu ênfase à “importância desta colaboração para promover a Península Ibérica como espaço comum de teste de produtos e serviços tecnológicos destinados a melhorar o nível de vida dos cidadãos”.


O vereador da Câmara do Porto, Filipe Araújo, titular do pelouro Ambiente e Inovação,  considerou a palavra “partilha” a chave para abrir portas à competitividade das cidades e aumentar a capacidade de negociação com a União Europeia e com a América do Sul.


As palavras foram ouvidas por um representante de uma cidade colombiana que se encontrava na sala a assistir à conferência de Imprensa. E logo ali foram trocados contactos para futuros entendimentos sobre soluções para cidades mais inteligentes e inclusivas.



Sobre a Rede RENER | Rede de cidades inteligentes de Portugal derivada da rede piloto da mobilidade elétrica dinamizada no âmbito do Programa Nacional de Mobilidade Elétrica. É integrada por 25 municípios nacionais, entre os quais Cascais, e gerida pela INTELI.


Sobre a Rede RECI | Rede de cidades inteligentes de Espanha. É gerida pelo Município de Santander e integrada por 41 cidades espanholas.


 


 


 


 


 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0