O segundo dia da X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa foi marcado pela panóplia de temas que se integram no futuro urbanismo, desde o futuro da distribuição da água, o ordenamento do território às Smart Cities. Até amanhã, dia 21 de setembro o Centro de Congressos do Estoril é palco de debates entre profissionais internacionais de urbanismo.
A manhã do segundo dia de conferência foi ainda marcada por intervenções de Paolo La Greca e Joan Busquets, bem como um painel dedicado ao futuro da água nas cidades. Jaime Melo Baptista, Poças Martins, José Saldanha de Matos e Rafaela Matos debateram o futuro do abastecimento e consumo da água em Portugal. As tendências apontam para uma evolução extraordinária dos serviços de águas, “temos que aperfeiçoar o património existente, mas também temos de pensar no futuro. Evoluir e progredir para ciclos de água fechados” referiu Jaime Melo Baptista, Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, ERSAR.
O ordenamento do território em Cascais foi o tema que inicio o painel da tarde, moderado pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz. As teorias de sete especialistas portugueses sobre o desenvolvimento estratégico de Cascais, foram apresentadas: o Cascais Master Plan, e as vertentes de ecologia, do mar, da cultura e da saúde do município foram destacadas. “Hoje em dia as sociedades mais desenvolvidas não são aquelas que consomem mais, mas sim as que consomem melhor água e melhor energia”. Explicou João Teixeira, presidente da Bienal.
A tarde encerrou com apresentações de Petra Bilberbach, Izabela Mironowicz e do Português António Câmara, CEO da Ydreams, que dissertou sobre as Smart Cities e o sucesso das cidades “fun” (divertidas).
Amanhã o dia arranca às 09h00 com a intervenção de Anil Menon, Presidente, Smart+Connected Communities e Vice-Diretor de Globalização da Cisco. A Declaração de Cascais 2013: mais do mesmo não é suficiente, pelo João Pereira Teixeira, Presidente da Bienal, no dia 21. A declaração 10+10+10 inclui um conjunto de princípios para o futuro das cidades, projetando um futuro mais sustentável.
A X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa é o palco para a atribuição do Prémio Cascais Urban 2013. A conferência decorre em Cascais no Centro de Congressos do Estoril, entre o dia 19 e 21 de Setembro. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Conselho Europeu de Urbanistas.