Está aqui
«Pedalar com Alma em Cascais» | Projeto de José Figueiredo apoia a Helpo, instituição do nosso concelho | Paulo Bento associa-se à causa
O projeto «Pedalar com Alma» é levado a cabo por José Figueiredo, que anualmente realiza um percurso de bicicleta por diversos pontos do país visando chamar a atenção para diferentes causas sociais. Este ano a instituição escolhida foi a Helpo, organização não-governamental sedeada no concelho de Cascais e que desenvolve um programa de apadrinhamento à distância de crianças de São Tomé e Príncipe e Moçambique, apoiando ainda as populações locais ao nível da alimentação, educação, saneamento básico, empowerment, geração de rendimento próprio, educação para o desenvolvimento, desenvolvimento humano e ajuda humanitária e de emergência. Para o presidente da Helpo, António Perez Metelo, “sermos englobados numa ideia fantástica como o «Pedalar com Alma» é sermos reconhecidos por aquilo que estamos a fazer. Para nós é uma grande honra e mais um estímulo saber que esta pessoa tão empenhada analisou o nosso projeto e quer manter-se ligada a nós”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras realçou que “José Figueiredo e a Helpo são bons exemplos que nos devem inspirar a sairmos da nossa zona de conforto. Mesmo não mudando o mundo de uma vez, ajudam a mudar a vida de alguns de nós”.
A Helpo é apadrinhada por Paulo Bento, que também se associou a esta causa por via do apoio que dá ao Hospital de São João, do Porto, através do apadrinhamento do “Joãozinho”, mascote que promove as iniciativas sociais daquela instituição hospitalar. Presente nesta visita, o selecionador nacional de futebol considerou que “quem realiza uma ação desta natureza com prazer e, acima de tudo, com sacrifício, tem um valor extremamente importante. Foi isso que tentei transmitir na mensagem que deixei ao José Figueiredo, a importância da solidariedade”.
O Hospital de São João foi o primeiro parceiro do «Pedalar com Alma», um projeto descrito por José Figueiredo como “uma iniciativa pessoal que nasceu depois de uma doença degenerativa que me foi diagnosticada, em que uso a bicicleta como forma de divulgação de uma causa”. Este ano José está a realizar os Caminhos de Santiago, que implicam percorrer dois mil quilómetros de norte a sul do país em 32 dias. A viagem começou no Cabo de São Vicente (Algarve) e irá terminar em Barcelos, após percorrer parte de Espanha, de modo a passar por Santiago de Compostela.
Na visita a Cascais estiveram ainda presentes Diogo Guia, da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, Ana Maria Príncipe, do Hospital de São João, e Sílvia Marques, da área de Responsabilidade Social da Remax (empresa que apoia o «Pedalar com Alma» disponibilizando a casa dos seus colaboradores para estadia de José Figueiredo).