Está aqui
Projeto “Cascais à distância de um clique” reconhecido com “CIO Awards 2013”

Ao longo de 2013 Cascais, que acaba de passar o testemunho a Canoas, no Brasil, foi a Capital da Cidadania e da Democracia Participativa. Um ano que está a ser marcado por diversas iniciativas que visam aproximar os cidadãos do poder executivo. Iniciado em 2012, o projeto de modernização administrativa “Cascais à distância de um clique” enquadra-se nesta lógica de estreitamento de relações entre os cidadãos e o município que, ao longo dos últimos anos tem significado uma profunda revolução nos serviços municipais.
Entre outras melhorias regista-se no âmbito deste processo a completa a desmaterialização das reuniões de Câmara que hoje se fazem poupando cerca de 100.000 páginas que eram impressas anualmente, bem como as cerca de três mil horas necessárias para fazer circular as propostas em papel. Também os processos de compras foram desmaterializados ainda em 2012, ao que se seguiu uma atualização do serviço de gestão documental do município e a entrada em funcionamento de nova intranet, para uma mais fácil comunicação interna. À distância de um clique é agora possível consultar um novo SIG, agora GEO – Cascais, uma nova versão do Sistema de Informação Geográfica de Cascais, agora assente numa plataforma Google e dispondo de imagens oblíquas de todo o território concelhio. Com mais de 1,5 milhões de objetos disponíveis este serviço recebe uma média de 550 visitas por dia, que representam perto de 42.000 pedidos diários à base de dados. A breve trecho este sistema vai evoluir passando a apresentar também imagens 3D.
No âmbito deste programa foi também lançado o novo portal de serviços online em outubro de 2012 juntamente com o novo sítio de internet que regista 96.000 visitas por mês e tem vindo a crescer em número de serviços e funcionalidades disponíveis. Graças ao portal de serviços os cidadãos podem, à distância de um clique, solicitar uma inspeção obrigatória de elevadores, uma licença especial de ruído, uma certidão de localização de prédio urbano, a segunda via de cartão de leitor das bibliotecas municipais, ou ainda solicitar autorização oficial para a realização de fogueiras ou queimadas. Dependendo da atividade profissional, também já é possível requerer um averbamento de táxi ou uma licença de vendedor ambulante. Complementado com o serviço Urbanismo online o portal permite agora aos cidadãos requerer e acompanhar todo um processo de urbanismo sem sair de casa, incluindo no que respeita aos pagamentos por referência multibanco de taxas municipais associadas aos pedidos.
Numa perspetiva mais alargada de comunicação, a Câmara Municipal de Cascais está também presente nas redes sociais, através do Facebook, sendo a Câmara Municipal com mais seguidores a nível nacional (mais de 17.000).