CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Especialistas debatem Governança Global nas Conferências do Estoril

O último dia das Conferências do Estoril trouxe a debate a cooperação entre os vários países.

O tema Governança Global foi o ponto de partida para o debate da tarde do último dia das Conferências do Estoril.


“Os líderes europeus devem focar-se na União Europeia, em ajudar os países da União Europeia e depois podemos pensar em ajudar o resto do mundo”, defendeu João Marques de Almeida, antigo responsável pelo Global Dialogue, Bureau of European Policy Advisors.
Uma posição que levantou algumas vozes discordantes entre os oradores. “Será que podemos ter uma solução avulsa a nível nacional ou regional? Acho que devemos ter uma solução integrada quer a nível local, quer global”, afirmou Eusébio Mujal-León, especialista em Democracia e Governança da Universidade de Georgetown.


Também Stanlake Samkane, Director das Políticas de Inovação do World Food Programme, das Nações Unidas, referiu que a governança global tem por base a cooperação. E sublinhou que essa cooperação global deve focar-se no “desafio da nutrição e segurança alimentar”.


Para Lívia Franco, Professora no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, “os mercados são facilitadores de cooperação”. “Devem respeitar regras e ser responsabilizados, mas são fundamentais para a cooperação internacional”.


Já Kolinda Grabar Kitarovic, Assistente do Secretário-Geral para a Diplomacia Democrática na NATO, trouxe a sua visão da importância desta organização ao nível da Governança Global. “A NATO foi construída para defender as nossas liberdades, liberdade individual, política e económica. E estes valores são mais importantes que qualquer valor militar”, concluiu.


A 3ª edição das Conferências do Estoril é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e com o apoio institucional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Banco Mundial, bem como do Instituto do Turismo (IPDT).
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0