Mais de 70 pessoas compareceram na passada quinta-feira, 28 de março, na segunda Assembleia Local de Cascais, desta vez dedicada à freguesia de Alcabideche. Realizada nas instalações do Grupo Musical e Desportivo 1.º de julho de Alcoitão, esta foi mais uma reunião da população com o executivo municipal, com o propósito de aproximar os cidadãos da tomada de decisões.
Durante o ano 2013, por votação unânime, Cascais preside ao OIDP – Observatório Internacional da Democracia Participativa, promovendo nesse âmbito um conjunto de iniciativas destinadas a suscitar maior participação entre os cidadãos na vida da comunidade. Depois de uma primeira reunião em S. Domingos de Rana, a freguesia mais populosa do concelho, foi a vez de Alcabideche, a freguesia com maior área, acolher a sua Assembleia Local.
Entre as situações trazidas a terreiro pelos cidadãos inscritos, estiveram principalmente casos concretos associados ao espaço público, tais como a necessidade de renovar o pavimento de diversas ruas, a necessidade de intervenções mais alargadas requalificando e criando passeios para garantir maior segurança a peões e automobilistas e ainda o reforço de sinalização de diversas vias. Entre as preocupações dos presentes esteve também a necessidade de realização de obras conservação em fogos municipais.
Também o bairro da Adroana esteve entre as questões colocadas pelos inscritos na Assembleia Local de Alcabideche, que fizeram questão de salientar os problemas sociais vividos nesta zona fragilizada do concelho, mas que tem merecido grande atenção por parte do executivo. Refira-se que nesta zona acaba de ser colocada ao serviço da população publicamente a intervenção com apoio do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional que permitiu requalificar o espaço público central do empreendimento. Aproveitando a menção à Adroana, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, deu a conhecer à assembleia a intervenção de fundo que o município está a levar a cabo no Bairro da Cruz Vermelha ou Calouste Gulbenkian, em Alcoitão. Este território de intervenção prioritária está a ser objeto de intervenção por parte da edilidade, tendo tem em vista a demolição de 60 fogos, que correspondem a seis edifícios em mau estado de conservação. “Estamos a realojar as pessoas dando-lhes melhores condições de habitabilidade e de vida. Ao mesmo tempo, estamos a criar condições para requalificar este território”, explicou o presidente da Câmara que reforçou: “No futuro este bairro vai dispor de mais e melhor infraestruturas onde se incluem coisa básicas como passeios, estacionamento organizado e zonas verdes proporcionando maior qualidade de vida para todos”.
Enquanto fórum alargado de discussão pública, a Assembleia Local de Alcabideche foi ainda o palco ideal para a comunidade africana residente identificar necessidades de maior formação em língua portuguesa e para a comunidade muçulmana lançar o apelo de constituição de espaços religiosos.
A próxima Assembleia Local realizar-se-á na freguesia de Carcavelos a 11 de abril.
As Assembleias Locais realizadas em cada freguesia, visam o desenvolvimento de uma discussão construtiva que promova a valorização do concelho de Cascais a uma escala local, criando pontos de encontro e interesse entre os vários intervenientes.
De março a julho de 2013, as Assembleias Locais pretendem ser um ponto de encontro entre a população e o Executivo da Câmara Municipal de Cascais, que estará disponível para dar resposta a dúvidas e sugestões dos cidadãos alusivas a cada freguesia, sobre as variadas temáticas. Cada sessão terá uma duração de duas horas, contando com um total de 10 intervenções (10 minutos cada, incluindo a resposta).
O assunto apresentado pelo cidadão, residente ou não, em cada sessão deve estar relacionado com a freguesia onde se realiza a Assembleia Local, mas as intervenções estão sujeitas a marcação prévia através da Divisão da Cidadania e Participação por email (dcip@cm-cascais.pt ) ou telefone (21 481 53 40). Em caso de existência de vagas poderão decorrer inscrições no local, no próprio dia.
SÓ AS INTERVENÇÕES CARECEM DE MARCAÇÃO PRÉVIA.
Calendário
14 DE MARÇO - S. DOMINGOS DE RANA [Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires] - realizada
28 DE MARÇO – ALCABIDECHE [Grupo Musical e Desportivo 1.º de Julho de Alcoitão]
11 DE ABRIL - CARCAVELOS [Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos]
30 DE MAIO - PAREDE [Escola Secundária Fernando Lopes-Graça]
20 DE JUNHO - ESTORIL [Centro Social e Paroquial de S. Pedro e S. João do Estoril]
11 DE JULHO - CASCAIS [Centro Cultural de Cascais]
Horário: Das 21h00 às 23h00
Mapa Google dos locais: https://maps.google.pt/maps/ms?msid=204267952541594230304.0004d6ca6401c25a1c1c3&msa=0
Normas de funcionamento