CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fragmentos de Filipa Pais Rodrigues

CCC - 23 de abril a 22 de junho

O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição Fragmentos, de Filipa Pais Rodrigues. Na tela ou em instalações, a artista desenvolve um percurso criativo assente nos conceitos de construção e desconstrução, inspirada nas cidades que lhe moldaram a identidade. A mostra é uma organização da Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Filipa Pais Rodrigues explora o autoconhecimento e a criação artística através das vivências em várias cidades, revelando que a vida abrange a experiência de sermos cidadãos do mundo.

Nas obras da artista prevalece o dourado, uma cor associada ao sol e ao poder, aos grandes ideais e à sabedoria. Através de pinturas de pequenas e médias dimensões adornadas com folhas de ouro e de prata, os espectadores são convidados a descobrir o que essas camadas ocultam e, ao mesmo tempo, o que revelam, num desafio à organização do pensamento, que promove energias positivas e induz harmonia.

Fragmentos divide-se em Império do Meio e Saint Moritz.

Duas das obras patentes, Embracing Mother Earth II e III (Abraçando a Terra Mãe II e III) de 2019, são parte de um tríptico de três caixas de madeira forradas com folhas de ouro, prata e papel de arroz. Cada caixa acolhe, organiza e protege Origamis, incluindo o Tsuru, brocados japoneses e o Cubo. Estas construções arquitetónicas evocam paisagens mentais, questionando a sua origem e o motivo daquela narrativa pictórica.

Despois, uma meditação visual sobre as paisagens emocionais de St. Moritz, uma aura de sofisticação e introspeção intensa. Esta série captura fragmentos de um lugar ao mesmo tempo majestoso e íntimo, trabalhados sobre papel preto com folhas de ouro, prata e bronze. As texturas metálicas evocam o luxo da paisagem, mas também a delicada tensão entre presença e ausência, inverno e calor, realidade e devaneio.

Filipa Pais Rodrigues | Nascida em Coimbra, em 1969, encontrou um novo mundo de costumes e perspectivas em Lourenço Marques, agora Maputo. Em Macau, aprofundou a sua jornada em direção ao desenvolvimento de uma personalidade aberta ao Outro. É licenciada em Pintura, vertente Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra e mestre pela Jan van Eyck Akademie, Maastricht, Países Baixos.  Obteve o Curso de Ilustração, com Alice Geirinhas, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, o Curso de Ilustração, com António Modesto, na Escola Universitária das Artes de Coimbra e o workshop Pintar o Crepúsculo, com Nelson Ferreira e Pedro Santos Silva, Porto

Saiba mais sobre Fragmentos, de Filipa Pais Rodrigues


Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais, Portugal
Abertura ao público: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)

Admissão: 5 euros (permite acesso a todas as exposições patentes no Centro Cultural de Cascais); 15 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 24 horas), ou 25 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 72 horas)

Descontos em bilhética Bairro dos Museus

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0