CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inaugurado Núcleo de Infância e Juventude de Cascais

Objetivo passa por reforçar a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens no concelho

O Núcleo de Infância e Juventude de Cascais foi oficialmente inaugurado esta sexta-feira, dia 20 de dezembro. Localizado no n.º 66 da Rua Sampaio Bruno, na Parede, este Núcleo faz parte de um esforço integrado para reforçar a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens no concelho de Cascais, estando inserido no âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Instituto de Segurança Social, I.P. (ISS), que abrange nove concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

“É essencial garantir melhor segurança e proteção para as crianças e jovens portugueses. Saúdo, por isso, este projeto e todos aqueles que para ele contribuem”, referiu Rosário Palma Ramalho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que marcou presença na inauguração de hoje. Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, mostrou-se igualmente satisfeito com a chegada deste projeto ao município, ressalvando a importância das crianças e jovens no presente e futuro do concelho cascalense, e sublinhando que o Município de Cascais “tem tido um envolvimento com a Santa Casa já há muitos anos, que se tem vindo a intensificar. Cascais está sempre disponível, porque as autarquias também são Estado”.

O Núcleo de Infância e Juventude de Cascais desempenhará um papel essencial no acompanhamento de medidas de promoção e proteção, na assessoria técnica aos tribunais e na representação nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Além disso, será responsável por dinamizar redes locais de recursos, promovendo soluções ajustadas às necessidades da comunidade.

“Esta nova resposta da Santa Casa no concelho de Cascais vem reafirmar um dos nossos propósitos, que é o de dar uma atenção especial às crianças e aos jovens, nomeadamente a todos aqueles que precisam de proteção nessa matéria. Agora temos uma equipa técnica presente no território, que acompanha as famílias, as crianças e os jovens que precisam do nosso apoio”, afirmou Paulo Alexandre Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. “Agradeço à Câmara Municipal de Cascais por todo o apoio institucional que nos tem dado, não só nesta resposta, mas nas muitas outras que também temos neste concelho”, acrescentou o provedor.

Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro da Solidariedade Social e Direitos no Território, explicou que, com este Núcleo, “a ideia é ter uma reposta que apoia os tribunais na proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens, enquadrando-se também naquilo que é o alinhamento estratégico do nosso Município. Esta vem ser mais uma resposta no âmbito das entidades, em matéria de infância e juventude, que vão trabalhar de uma forma concertada e intersetorial, com vista a esta promoção dos direitos”.

De referir que, apesar de ter sido formalmente inaugurado nesta sexta-feira, o Núcleo de Infância e Juventude de Cascais já vem desenvolvendo a sua atividade desde o passado mês de maio. Na cerimónia de inauguração de hoje, estiveram também presentes Isabel Miguens Bouças, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Rita Prates, vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Manuela Filipe, presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Costa do Estoril, e vários parceiros que trabalham nesta área de intervenção no município de Cascais.

CMC | DG | MC | SD

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0