Está aqui
OCCO celebra 25 anos com concerto inédito
O Centro de Congressos do Estoril foi palco de uma noite memorável este sábado, 7 de dezembro, com o grande concerto de celebração dos 25 anos da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO).
“Este concerto é o culminar de 25 anos de dedicação, trabalho e paixão. A música tem o poder de unir pessoas, e foi isso que celebrámos esta noite: a união através da arte”, disse Nikolay Lalov que tem dirigido a OCCO desde o primeiro dia.
A ocasião foi marcada pela apresentação da majestosa Sinfonia N.º 9 de Beethoven, uma obra-prima que exalta os ideais de fraternidade, amor e liberdade, culminando no célebre “Hino à Alegria”. Para este momento especial, a OCCO contou com a participação de um coro extraordinário, formado por elementos de vários coros dos concelhos de Cascais e Oeiras. A sinergia entre músicos e vozes trouxe uma interpretação arrebatadora, que emocionou os mais de mil espectadores presentes, num espetáculo que ficará para sempre na memória de quem assistiu a este espetáculo inédito.
“A OCCO é um símbolo de união, talento e resiliência, que tem enriquecido a nossa comunidade há 25 anos”, destacou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Desde o seu primeiro dia, a OCCO reafirmou o seu papel como referência cultural, não só na região, como no país: " Sob a liderança inspiradora do maestro Nikolay Lalov, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras tornou-se um símbolo de excelência, inovação e compromisso com a Cultura", acrescentou Carlos Carreiras. A OCCO tornou-se nestes 25 anos, "parte integrante da identidade de Cascais e tem desempenhado um papel central na democratização da música, levando concertos às comunidades, formando jovens talentos e enriquecendo a vida cultural da região", concluiu o autarca
Comovido, o maestro Nikolay Lalov dirigiu-se ao público para felicitar a OCCO, os dirigentes autarcas que apoiaram o projeto e a todos os músicos, mas "também ao público que desde a primeira hora tem sido incansável no apoio à orquestra, com salas sempre esgotadas".
Este concerto de comemoração dos 25 anos da OCCO integra-se na programação da Vilas das Artes e contou, ainda, com a presença de José D'Almeida, vereador da CM de Cascais e Salvato Telles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I.
25 anos de excelência musical
A OCCO, criada em 1999, é um dos maiores pilares culturais de Cascais e Oeiras, com uma história marcada pela excelência artística e pela democratização do acesso à música clássica. Sob a direção do maestro Nicolay Lalov desde o primeiro dia, a orquestra tornou-se referência nacional e internacional, promovendo o talento local, projetos educativos e concertos de elevada qualidade, que cativam públicos diversos. É hoje, passados 25 anos, considerada mais do que uma Orquestra, património cultural da região e parte da sua identidade cultural.