Está aqui
Visita às obras de requalificação de habitação pública
No âmbito da estratégia local de habitação de Cascais, para além da construção de novas habitações, a autarquia leva a cabo um esforço de requalificação de prédios de habitação pública em todo o concelho.
Mais de 20 edifícios de cinco bairros do parque habitacional de Cascais estão a receber obras de requalificação.
Os trabalhos incluem o melhoramento das fachadas, recuperação da cobertura e a colocação de novas janelas, bem como o isolamento exterior dos prédios, com revestimento de capoto, trazendo aos moradores um maior conforto térmico nas suas casas. Para além destas intervenções exteriores, estão se a realizar ainda a pintura de interiores e a reabilitação integral das áreas comuns dos prédios. Estas intervenções servem ainda de inspiração para a necessidade de manter as habitações sempre nas melhores condições.
No total, estas requalificações são resultado de um investimento superior a cinco milhões de euros.
Nesta segunda-feira, 11.11, o executivo municipal, na pessoa de Carlos Carreiras e Nuno Piteira Lopes, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e os vereadores Frederico Pinho de Almeida, Frederico Nunes e Carla Semedo, visitou as obras a decorrer no Bairro Calouste Gulbenkian, em Alcabideche, no Bairro da Mata da Torre, Bairro dos 7 Castelos e no Bairro do Zambujal, em São Domingos de Rana, e no Bairro do Buzano, na Parede, para verificar o estado destes trabalhos de requalificação.
“Estes trabalhos são efetuados no âmbito do PRR onde, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, nós separamos em duas grandes áreas uma da requalificação dos prédios existentes de habitação pública e outra na construção de nova habitação. Hoje, visitámos mais de cinco bairros, mais de cinco milhões de euros de investimento que já está no terreno e muito dele já está concluído. São obras essenciais, uma vez que se trata de reformular todas as condições daquilo que é a habitação pública, que foi construída no final da década de 90 e início dos anos 2000”, explicou Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia.
“Aquilo que é o nosso compromisso, aquilo que é o nosso empenho, aquilo que é a nossa dedicação é acelerarmos estes investimentos de modo a dar cumprimento, e que todos os bairros fiquem requalificados até junho de 2026, que é o prazo que termina o PRR. Neste momento, com os concursos que já foram lançados, concursos públicos com as empreitadas que já foram adjudicadas e com as obras que já estão no terreno, estamos convencidos que vamos conseguir cumprir com essa meta”, concluiu.
Estas intervenções surgem no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Saiba mais sobre as obras relativas a habitação a decorrer no concelho aqui.
CMC | DCG | MC | CT