Está aqui
Cascais acolhe o maior evento mundial de treino em aviação
O município de Cascais acolhe, pelo segundo ano consecutivo, o maior evento mundial de treino em aviação, o European Airline Training Symposium (EATS). Até ao dia 7 de novembro, o Centro de Congressos do Estoril recebe mais de 1.200 participantes de 60 nacionalidades, com as principais empresas da indústria da aviação a estarem representadas: AIRBUS, BOEING, CAE, LUFTHANSA, L3HARRIS, e a portuguesa TAP AIR PORTUGAL.
“Recebemos este encontro num momento em que estamos a transformar o Aeródromo de Tires, para que também seja um aeródromo universitário, de formação”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “Cascais afirma-se nesta vertente da formação na área aeronáutica e, também, na área aeroespacial, com a junção de um polo que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa terá no Aeródromo de Tires”, acrescentou o autarca.
Neste dia 6 de novembro, iniciaram-se parte das atividades previstas para esta 22.ª edição do EATS, que conta com uma programação inovadora e que traz novas perspetivas e conhecimentos sobre o futuro do treino na aviação. Líderes da indústria, especialistas e profissionais da área estão presentes em várias conferências, onde são abordados temas como a integração da inteligência artificial (IA) no treino de aviação, o desenvolvimento de instrutores, e novos métodos de formação com o objetivo de melhorar a segurança e a eficiência operacional.
“A segurança da aviação é um pilar fundamental para o regulador e para todos nós que trabalhamos no setor, e o treino é a base dessa segurança. Discutir um tema tão relevante como este e soluções que permitam que esse treino enderece os desafios que a aviação tem hoje em dia, é absolutamente fundamental”, disse Ana Vieira da Mata, presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), e uma das oradoras no evento.
O impacto da Inteligência Artificial na formação, desde o aumento da eficácia das avaliações de competências até à personalização de conteúdos formativos, será amplamente debatido, proporcionando aos participantes uma visão abrangente de como esta tecnologia pode revolucionar o setor. Os especialistas presentes neste EATS 2024, lideram ainda discussões sobre estratégias de treino na aviação, treino baseado em competências e avaliação, e análises críticas sobre as mudanças no processo de avaliação dos formandos desde o início da aviação.
“Neste evento podemos encontrar chefes de instrução, instrutores, vendedores de simuladores e de novas tecnologias. Este é um espaço onde se dão as últimas novidades sobre os negócios e as tecnologias na indústria”, referiu Diana Gomes da Silva, membro da organização do EATS e comandante.
Este encontro mundial permitirá, assim, que os profissionais do treino em aviação realizem uma troca de experiências entre si, adquirindo conhecimentos que irão contribuir para a adaptação das práticas de treino aos atuais requisitos do setor.
Recorde-se que, em abril do presente ano, a Câmara Municipal de Cascais e a TAP Air Portugal assinaram um acordo para a expansão do Centro de Treino da TAP no Aeródromo Municipal de Cascais (consultar notícia aqui)
CMC | DG | NH | SD | FMC