Está aqui
II Fórum da Biodiversidade do Parque Natural Sintra-Cascais
“Celebrar a Natureza: Preservar e Proteger” foi o mote do II Fórum da Biodiversidade que decorreu na manhã desta terça-feira, 15.10, na Quinta do Pisão.
Alunos de escolas de Cascais e Sintra, técnicos, especialistas e autarcas estiveram reunidos no âmbito das comemorações do 43.º aniversário do Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC), aproveitando o momento para partilhar e conhecer os projetos em curso, como o Life ResLand, que promove a gestão sustentável da área. A requalificação inclui ainda a reintrodução de várias espécies selvagens como veados, corços e cavalos garranos, fundamentais para a regeneração natural e proteção contra incêndios, entre muitas outras iniciativas.
O fórum refletiu sobre os 43 anos de história do PNSC que acolhe, hoje em dia, uma média de 100.000 visitantes por mês, 80% dos quais são portugueses. Destaque para o desenvolvimento da Quinta do Pisão, que se tornou um ponto de encontro para a comunidade local, oferecendo lazer, desporto e contacto com a natureza através de inúmeras atividades.
“O Parque Natural é visitado, na maioria, por munícipes de Cascais mas também por 30% de outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa e 16% que vêm de fora desta área,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
As comemorações do 43.º aniversário do Parque Natural Sintra-Cascais contaram com a presença de Carlos Carreiras e Nuno Piteira Lopes, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, de Pedro Ventura, vereador da Câmara Municipal de Sintra, e ainda de Rui Pombo, diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo.