Está aqui
Seminário "Portugal está preparado para gerir um sismo?"
No âmbito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (13.10), o Centro Cultural de Cascais acolheu, esta segunda-feira - 14.10 - o seminário "Portugal está preparado para gerir um Sismo". Realizado pela Proteção Civil de Cascaus, o evento surge em resposta ao sismo de magnitude 5,3 que abalou o país no passado dia 26 de agosto, com epicentro a 60 km a oeste de Sines, e teve como foco a preparação nacional para eventos sísmicos futuros.
O seminário, que contou com a presença de especialistas em proteção civil, engenharia sísmica e gestão de catástrofes, foi uma oportunidade para discutir a capacidade de resposta de Portugal face a possíveis sismos. Foram abordados temas como a prevenção, mitigação e gestão de crises, com o objetivo de reforçar a resiliência do país. As autoridades locais e nacionais refletiram sobre as lições aprendidas com eventos anteriores e discutiram a importância de melhorar as infraestruturas e sensibilizar as comunidades.
Durante a sua intervenção, Carlos Carreiras, presidente da autarquia, destacou a relevância de ações como esta para preparar as cidades para o inesperado, salientando que a segurança dos cidadãos é uma prioridade máxima - "é muito mais barato a prevenção e qualquer nível de investimento que possamos fazer agora do que aquilo que serão as consequências e os custos materiais e de vida que teremos, caso não estejamos protegidos".
Rui Ângelo, diretor do Departamento de Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, respondeu à pergunta de partida, referindo que"Portugal não está preparado para gerir um sismo porque nenhum país está. Temos é que nos capacitar o melhor possível para quando esse dia chegar".
O seminário reuniu também especialistas que partilharam estratégias e conhecimentos para enfrentar os desafios que o futuro poderá trazer em termos de gestão de catástrofes naturais.
Saiba mais AQUI
CMC | CL | NH | LB