Está aqui
Galera: A loja que fez Moda em Cascais e virou livro
“Eis os 50 anos de Moda, Amizade, Comunidade e Família”, termina assim João Aguiar, o prefácio do livro “Galera”, do qual é coautor, com o arqueólogo e professor da Universidade de Coimbra, José de Encarnação. O livro foi apresentado na tarde de quinta-feira (10/10/2024), na sede da Junta de Freguesia, Cascais/Estoril. E o livro fala da loja de moda que, com o mesmo nome, nasceu em agosto de 1974, na Rua Direita em Cascais, e que marcou a moda nos anos que se seguiram.
Para o vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, a obra reveste-se, também por isso, de “particular importância”, já que deixa, para memória futura, o testemunho do que representou, para Cascais.
José de Encarnação, relatou alguns momentos marcantes da influência daquela casa comercial e deu como exemplo a sugestão que Joaquim da Piedade Aguiar, proprietário da Galera, fez a um determinado treinador de futebol, cliente da loja, para que se apresentasse nos jogos de fato e gravata. E, concluiu José de Encarnação, “a moda pegou”.
Mas como conta o livro a Galera foi vestindo gente mais mediática e com isso foi granjeando prestígio no mundo da Moda. Vestiu, por exemplo, os dois personagens do programa televisivo, Sr. Feliz e Senhor Contente”, de Herman José e Nicolau Breyner. Com isto, referiria o Professor e arqueólogo José de Encarnação, Joaquim Aguiar mostrava alguma visão do negócio, designadamente da importância do marketing no comércio.
Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Cascais Estoril, anfitrião desta cerimónia e corresponsável pelo lançamento do livro, defenderia ser a Galera, “uma das maiores referências da Moda em Cascais” e do livro disse ser “uma bonita homenagem a Joaquim Aguiar” proprietário da loja.
Mas, a Galera era, lembraria também José de Encarnação, um ponto de encontro de ilustres figuras. Conta-nos o professor e coautor do livro, que o escritor brasileiro Jorge Amado, cliente, ali esteve com a sua mulher, Zélia Gattai. “Aliás” diz José de Encarnação, a Galera “era um sítio de passagem para ambos que faziam questão de vir passar o Verão ao Estoril”. Num certo dia, conta, alguém fez passar a mensagem de que estava ali Jorge Amado e “num ápice a loja teve de e disponibilizar mesinha e cadeira transformando aquele momento numa sessão de autógrafos do grande escritor brasileiro".
Nuno Piteira Lopes recorda a Galera como uma referência do bem atender, destacando “a forma afetuosa como recebiam os clientes que conheciam pelo nome, num atendimento personalizado”, sublinhou. Na cerimónia estiveram também presentes, para além dos citados o presidente da Junta de Cascais Estoril, anfitrião desta cerimónia e corresponsável pelo lançamento do livro, a vereadora Carla Semedo e o presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche José Filipe Ribeiro. CMC/HC/PM/LB