Está aqui
Cascais celebrou o associativismo e a música
Este sábado, 28 de setembro, a música filarmónica encheu as ruas de Cascais, numa verdadeira celebração do associativismo e da cultura local. Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com o Grupo de Solidariedade Musical Desportiva de Talaíde e o Maestro Paulo Guia, o Festival de Bandas Filarmónicas chegou à sua 8ª edição, reforçando a importância da música e do espírito comunitário.
Arruada e concerto: numa tarde de animação e talento
O Festival arrancou com uma vibrante arruada do Jardim Visconde da Luz, envolvendo os munícipes num ambiente festivo até à chegada à Praça 5 de Outubro. Aí as sete bandas filarmónicas participantes, proporcionaram ao público que encheu a praça, o esperado concerto.
Este que foi um momento de encontro entre tradição e futuro, como frisou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, referindo-se aos muitos jovens que compõem as bandas do concelho. "O associativismo é um elo fundamental para o reforço da democracia participativa na construção de um concelho mais justo e coeso", disse o autarca, reforçando o papel da música e das bandas, assim como, das associações, no fomento do "diálogo intergeracional, indispensável para que se cumpra um dos pilares da comunidade de Cascais, a sua coesão social e cultural", concluiu Carlos Carreiras.
De facto, estas formações "não só preservam uma herança musical centenária, mas também projetam o futuro através da formação de novas gerações de músicos", referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, acrescentando que, ao longo dos anos, "as bandas filarmónicas têm sido espaços privilegiados de aprendizagem musical, despertando o gosto pela música nos mais novos e assegurando que esta tradição se mantém viva e dinâmica", ao mesmo tempo que promovem o sentido de pertença e de identidade.
O Festival de Bandas Filarmónicas é um dos muitos exemplos de como o associativismo transforma a vida local, criando laços entre gerações e perpetuando tradições que refletem o espírito de comunidade.
As Bandas Filarmónicas participantes foram:
- Banda Filarmónica do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires
- Banda Filarmónica do Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde
- Banda Filarmónica da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra
- Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira
- Banda Filarmónica da Sociedade Musical Sportiva Alvidense
- Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Paredense
- Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos