CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebeu o Swim Grand Prix Portugal 2024

Evento de natação em águas abertas contou com 700 atletas inscritos

O Swim Grand Prix Portugal regressou a Cascais para a edição de 2024, durante o fim de semana de 21 e 22 de setembro. Ao todo, o maior evento de natação em águas abertas do país contou com 700 nadadores inscritos, vindos de 37 países.

Na manhã de sábado, estavam previstas decorrer duas provas: a Travessia Lisboa-Cascais - uma ultramaratona aquática de 20 km, que integra o circuito internacional das Ultra Marathon Swim Series da WOWSA (World Open Water Swimming Association), para a qual estavam inscritos perto de 70 nadadores (prova do circuito mundial com mais participantes registados à partida); e a Travessia Oeiras-Cascais, uma maratona aquática de 10 km, a mais concorrida de sempre em Portugal, com perto de 100 inscritos. No entanto, o nevoeiro intenso que persistiu toda a manhã obrigou ao cancelamento das provas de 10 e 20 km, apesar das várias tentativas de adaptação dos formatos das provas, por parte da organização. Antes desta má notícia se confirmar, o destaque foi para a simbólica cerimónia de abertura do evento, ao som do hino das águas abertas e do hino nacional, num momento emocionante enquadrado pelo Padrão dos Descobrimentos.

Já na tarde de sábado, decorreram as provas de 200m e 400m destinadas às crianças, na Baía de Cascais. Esta foi uma competição que juntou as famílias e que serviu para promover o desporto e incentivar os campeões do futuro.

Do programa de domingo faziam parte provas de 5 km, 3.8 km, 1.9 km, 1 km, todas elas com meta na Praia dos Pescadores, em Cascais, permitindo que o público pudesse desfrutar do evento mais de perto.

A primeira competição do dia, a prova de 3.8 km, replicou o segmento de natação do IRONMAN Portugal-Cascais, permitindo aos triatletas uma experiência de competição no mesmo percurso, com a vitória a ir para Richard Letcher (masculino) e Carina Bruwer (feminino).

A prova que se seguia era a de 5 km, entre a Praia de São Pedro do Estoril e a Praia dos Pescadores. Apesar existirem boas condições meteorológicas para as partidas da competição masculina e feminina, o surgimento repentino de blocos de nevoeiro levou a que a organização tivesse de interromper a prova, por motivos de segurança, aos 2.5 km. Os nadadores foram recolhidos e levados para a meta na Baía de Cascais e, para efeitos de classificação, foi considerada a posição absoluta em que os atletas se encontravam no momento da interrupção. O pódio feminino foi assim composto por Leonie Beck e Andrea de la Hera, em 1.º lugar ex-aequo e Elena Lionello, em 3.º lugar. O pódio masculino contou com mais um 1.º lugar ex-aequo dos italianos Mario Sanzullo e Marco Inglima e um 3.º lugar do português Gonçalo Santos.

Também por motivos de segurança, as provas de 1.9 km e 1 km, que encerraram o programa do evento, sofreram alteração de formato, passando a ter partida e chegada na Praia dos Pescadores. Os vencedores da prova de 1.9 km foram Justin Jovignot (masculino) e Carina Bruwer (feminino), e na prova de 1 km a vitória foi para Vladimir Augusto (masculino) e Isabel Geiser (feminino).

Apesar da edição deste ano ter ficado marcada por condições climatéricas menos favoráveis à prática de natação em águas abertas, fica a nota de que o Swim Grand Prix Portugal e Cascais, continuam a atrair cada vez mais atletas, vindos dos quatro cantos do mundo.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0