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ENTREVISTA Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes
A educação é vista como uma prioridade absoluta no concelho, refletindo-se num investimento significativo em infraestruturas, tecnologia e apoio à comunidade educativa. Desde a requalificação de escolas até à disponibilização de recursos modernos, o compromisso da autarquia é garantir que todos os alunos tenham as condições necessárias para alcançar o sucesso académico, enquanto se prepara para os desafios de um mundo cada vez mais digital e interligado. Nesta entrevista ao Vice-Presidente, Nuno Piteira Lopes, exploramos os esforços contínuos da Câmara Municipal de Cascais para elevar a qualidade do ensino e promover a igualdade de oportunidades, sublinhando a importância da educação como pilar para o futuro da sociedade.
Está a arrancar um novo ano letivo. Em Cascais está tudo preparado?
Estamos todos empenhados para que seja um bom ano letivo para alunos e restante comunidade escolar, com as condições necessárias para que todos, sem exceção, possam ter um bom desempenho. A educação tem um papel crucial na preparação das crianças para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. É, por isso, que assumimos a educação como uma grande prioridade em Cascais, o que nos tem levado a investir muito, quer em termos de requalificação e construção de infraestruturas quer com a disponibilização de ferramentas que enriquecem o processo de ensino e aprendizagem. O investimento da câmara estende-se também à restante comunidade escolar, nomeadamente aos docentes. Contrariando o que tem acontecido noutros locais, em Cascais os docentes têm um concelho que os recebe e apoia, inclusive, os que vêm de longe, com o acesso a uma habitação digna e a preços controlados.
Falou-nos na requalificação de infraestruturas. Que intervenções estão em curso e quais as que estão programadas?
A Câmara Municipal de Cascais tem apostado na reabilitação e construção de diversos espaços de ensino, desde jardins de infância até escolas secundárias, dotando o nosso concelho de escolas mais modernas, com salas de aula adequadas e espaços mais seguros e confortáveis para todos.
Em relação ao parque escolar das escolas do 1.º ciclo e jardins de infância temos concretizado, ao longo dos últimos anos, um investimento médio anual de 2,3 milhões de euros em obras de requalificação.
A partir de 2021, passámos também a assumir a requalificação das escolas do 2.º e 3.º ciclos e secundário, após o estabelecimento de um acordo com o Governo. A requalificação destas escolas, que representa um investimento na ordem dos 25 milhões de euros, foi dividida em três fases de execução de pequenas obras para garantir segurança e conforto em todas elas. As duas primeiras fases estão concluídas, estando prevista a terceira e última fase. Além destes investimentos permanentes, estão em curso e previstas obras estruturantes em 4 escolas secundárias do concelho, um investimento total na ordem dos 60 milhões de euros.
Além do investimento nas infraestruturas que outro tipo de apoios a câmara tem realizado nas escolas?
Outra grande aposta da autarquia tem sido a disponibilização de material informático, equipando as escolas com computadores modernos, acesso a internet de alta velocidade e ferramentas interativas, para garantir que os alunos de Cascais têm uma educação de qualidade, preparando-os para um futuro que é cada vez mais digitalizado.
Em termos de alimentação, outro aspeto importante para a comunidade escolar, a autarquia tem vindo a reforçar o seu apoio para garantir refeições de qualidade nas cantinas escolares, essencial para o bom desempenho e desenvolvimento físico.
Também estamos a trabalhar para que seja possível os alunos terem num único cartão todas as funcionalidades referentes à escola, como por exemplo acesso à escola, à papelaria e ao bar, e à rede de transportes públicos. Este é mais um passo importante, que demonstra o nosso empenho em facilitar a vida dos estudantes e em reforçar Cascais como uma smart city, com interligação de serviços para uma resposta integrada e focada nas necessidades das pessoas.
Os transportes públicos têm sido o meio escolhido nas deslocações para as escolas?
Temos vindo a sensibilizar as pessoas para a necessidade de optar por meios de transporte amigos do ambiente. Só nos últimos 4 anos, por exemplo, o número de utilizadores mensais de passes aumentou 127%, o que é bem demonstrativo do envolvimento de todos neste desafio. A utilização do transporte público, em detrimento do transporte individual, tem de ser uma realidade, para que Cascais consiga atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para que isto seja possível, a Câmara Municipal de Cascais quer ir além da gratuitidade, que hoje já é uma realidade em todo o concelho. Além do reforço de linhas, da garantia de maior segurança e conforto, estão a ser implementadas várias ações para garantir uma experiência agradável e rápida, nomeadamente com a eliminação de constrangimentos na circulação dos transportes públicos, a introdução de vias prioritárias nos principais eixos de procura, a criação de paragens de autocarros mais seguras e confortáveis, assim como passadeiras com melhor visibilidade e sinalização.
Que mensagem gostaria de deixar aos alunos, pais e toda a comunidade escolar?
Em primeiro lugar quero agradecer a todas as professoras e professores que diariamente procuram promover um bom desempenho escolar aos alunos de Cascais, e a toda a restante comunidade escolar que, nas suas diferentes funções, contribuem para um crescimento saudável e inclusivo das nossas crianças.
Também quero assegurar a todas as famílias de Cascais que continuamos focados em garantir escolas públicas de qualidade, com condições semelhantes ou superiores às escolas privadas, garantindo uma verdadeira igualdade de oportunidades para todos, independentemente das condições sociais de cada um.
Já demos muitos passos rumo a uma educação de qualidade em Cascais, e vamos manter esse foco, porque queremos sempre mais. Acreditamos que o investimento na educação tem um retorno crucial na construção de uma sociedade mais evoluída e coesa.
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