Está aqui
Exposição dos Paramentos no Museu da Vila
Quer receber a versão impressa na sua caixa do correio? Subscreva AQUI.
Se preferir receber a versão digital, subscreva AQUI.
Para assinalar a visita do Papa Francisco e manter viva a memória deste momento único na história do concelho, que ficará para sempre gravado na memória coletiva das gentes de Cascais, o Museu da Vila, instalado no Palácio Condes da Guarda, Paços do Concelho, exibe, desde o passado dia 3 de agosto, os paramentos utilizados pelo Santo Padre e pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023.
Inaugurada dia 3 de agosto, data em que se cumpriu, precisamente um ano sobre a visita do Santo padre a Cascais, a exposição dos Paramentos encontra-se na área do Museu da Vila dedicada aos momentos mais marcantes da história local. As peças são acompanhadas por um vídeo dos momentos mais icónicos da Jornada Mundial da Juventude 2023, imagens que ficaram gravadas na memória de Cascais.
Em burel (tecido de lã de ovelha) português, os paramentos assegurados pelo município de Cascais, foram fabricados pela empresa italiana DESTA. Contam com aplicações bordadas que simbolizam o caminho percorrido até à Jornada Mundial da Juventude, marcado pelas cores verde e vermelha de Portugal, envolvidas e guiadas pelo Espírito Santo.
Cascais, que desempenhou um papel de relevo no acolhimento de mais de 45.000 peregrinos, na sua maioria oriundos de Espanha, chamou a si a responsabilidade de produção dos paramentos, não só os que foram utilizados pelo Papa Francisco e pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, mas também os que vestiram os 10.000 sacerdotes concelebrantes. “Esta foi uma das formas, entre várias, que o município de Cascais se comprometeu com a Fundação da Jornada Mundial de Juventude, para colaborar na organização deste evento único na história recente do nosso país e, muito particularmente, do concelho de Cascais”, esclarece Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Um verdadeiro teste à capacidade de organização das equipas municipais nas mais variadas áreas”, recorda o presidente da Câmara. “Mas também uma prova da força de vontade e disponibilidade de mais de um milhar de voluntários, só em Cascais, cuja contribuição foi fundamental para que tudo corresse bem!”, acrescenta.
A exposição pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 18h00, no edifício dos Paços do Concelho. A entrada é livre.
Leia esta e outras noticias aqui