Está aqui
Hortas comunitárias crescem em Cascais
Inaugurada a horta do Bairro da Conceição da Abóboda, em S. Domingos de Rana, são já perto de um milhar as hortas comunitárias no concelho, um número que a autarquia previa alcançar no final deste mandato, mas que, como vaticina o vice-presidente Nuno Piteira Lopes, “vai ser alcançado até ao final deste ano”, portanto um ano antes do previsto. Desta vez foram distribuídos mais 22 talhões no Bairro de Conceição da Abóboda, em S. Domingos de Rana, mas são já também muitos os hortelãos (cerca de 2000) que esperam por um terreno onde horticultar.
A horta, como lembraria o autarca, não é só uma oportunidade para satisfazer uma paixão ou vocação agrícola, é também um espaço de partilha de convívio intergeracional e intercultural. Neste bairro, por exemplo, a comunidade envolve cascalenses de várias proveniências e, como referiria o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, “as hortas aproximam vizinhos e tornam a comunidade cascalense mais coesa”.
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, fez questão de informar os hortelãos que o investimento para a requalificação do espaço e a construção da horta resulta de dinheiro da Comunidade Europeia, através do PRR, lembrando que muitas vezes a União Europeia surge como umas entidade estranha à atividade pública local, mas que, de facto, não é.
Câmara Municipal de Cascais | Julho de 2024