Está aqui
Novos sentidos de trânsito aliviam centro de Cascais
A madrugada de dia 6 de julho vai ser de grandes mudanças na vila de Cascais, sobretudo na forma como se circula entre a Avenida Marginal, a Baía e a Avenida 25 de Abril.
De sexta para sábado, as equipas responsáveis pelo trânsito e mobilidade vão finalizar as mudanças já em curso e a circulação passa a fazer-se em dois sentidos praticamente em todo o perímetro em torno do CascaisVilla.
As mudanças visam aliviar a pressão automóvel sobre a zona da Baía, permitindo aos veículos circular nos dois sentidos (duas vias para cada) na Avenida D. Pedro I (Mercado da Vila) e também na Avenida Marginal, no troço entre a rotunda com a Av. de Sintra e a Praça Sá Carneiro (que perde as funções de rotunda).
Com esta alteração, quem entra em Cascais vindo da Avenida Marginal passa a poder escolher entre seguir pela Avenida D. Pedro I rumo à Av. 25 de Abril, ou usar a nova saída da rotunda e continuar pela Av. Marginal até à Baía.
Quem desce a Av. 25 de Abril vai poder sair de Cascais mais diretamente através da Av. D. Pedro I. Só aos veículos prioritários, transportes públicos, táxis e autocarros de turismo, bem como ao trânsito local, será permitido seguir em frente e entroncar na Avenida Marginal, reduzindo os atuais congestionamentos. Para mostrar bem aos condutores que no troço entre o Minipreço e a Praça Sá Carneiro só podem circular transportes públicos e veículos autorizados, o piso irá ser vermelho, como na Baía. Neste troço haverá apenas uma via em cada sentido.
Com estas alterações, a entrada e saída oriental na vila de Cascais passa a dispor de duas alternativas facilitando a vida aos automobilistas. Por outro lado, a medida pretende constituir um incentivo à mobilidade suave. Funcionando como uma via radial à Baía para veículos ligeiros, a Av. 25 de Abril oferece vários parques de estacionamento todos a uma distância fácil de percorrer a pé, possibilitando aos visitantes fruir de Cascais com mais qualidade.
Dia 6 de julho entra também em funcionamento o novo Terminal de Cascais, alterando-se os locais de embarque e desembarque das linhas de transportes públicos (ler notícia).
CMC | FH