Está aqui
Regata e conferência Mirpuri Foundation 2024
Créditos da foto: skatterlings media workshop
A regata sustentável, que foi criada pela Fundação Mirpuri em 2020 para consciencializar e angariar fundos para a conservação marinha, verá a sua quinta edição começar ao som de um tiro de canhão de um Navio da Marinha Portuguesa, ao meio-dia de sábado, 6 de julho.
Esta é, segundo a organização, "a maior regata de Portugal em número de velejadores". Uma impressionante lista de 170 barcos inscritos em sete classes (NHC, ORC, SNIPE, SB20, FINN, J70 e OPTIMIST), incluindo os modelos VO65 e Wally100, de alta performance, irão competir durante dois dias na baía de Cascais.
Os melhores locais para assistir em terra são o heliponto da Marina de Cascais e na frente de praia de Carcavelos, mas as embarcações vão estar visíveis em toda a linha de costa. O evento engloba a conferência "Mirpuri Foundation Conservation Forum" (Fórum de Conservação da Fundação Mirpuri), realizada em parceria com o "The Explorers Club" com apoio municipal e decorre dia 5 de julho, das 10h00 às 13h30 na Marina de Cascais. O objetivo é reunir líderes e pioneiros no campo da conservação para discutir questões prementes, partilhar ideias e explorar soluções colaborativas, inspirando acções para um futuro mais sustentável (+info). Se pretender assisitir, por favor envie email para pr@mirpurifoundation.org.
700 velejadores dos 9 aos 80 anos
O Mirpuri Foundation Sailing Trophy, organizado pela Fundação Mirpuri e pelo Clube Naval de Cascais, em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais, vai receber velejadores e convidados de todo o mundo. Com base na forte participação das últimas edições, 700 velejadores, entre os 9 e os 80 anos, e de mais de dez nações inscreveram-se no evento, de países como os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suíça, Dinamarca, Hungria, Irlanda e Hong Kong. É maior regata de Portugal em número de velejadores.
Um dos destaques para os fãs será ver os vencedores da The Ocean Race Europe, a Mirpuri Foundation Racing Team, a competir no evento. A equipa profissional baseada em Cascais participará a bordo do seu barco VO65 Racing for the Planet, tendo ao leme o olímpico Bernardo Freitas. A juntar-se a Freitas a bordo estão 9 dos mais experientes velejadores offshore do mundo, incluindo Willy Altadill, Carlos Robles, Nicholas Heiner, Lucas Chapman e Moritz Spitzauer.
“É com grande satisfação que recebemos pelo quinto ano consecutivo o Mirpuri Foundation Sailing Trophy em Cascais", refere Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais. "Este evento não só enriquece o calendário desportivo local, mas também realça o papel de Cascais como um dos destinos de eleição para eventos de vela a nível nacional e internacional. Comprometemo-nos a proporcionar uma experiência memorável para todos os participantes e espectadores, enquanto promovemos os valores fundamentais da sustentabilidade e da excelência desportiva que a Fundação Mirpuri tão bem representa.”
Para Francisco Brito e Abreu, Presidente do Clube Naval de Cascais,"O Mirpuri Foundation Sailing Trophy tornou-se um marco para a nossa comunidade de vela. Com 170 barcos inscritos em sete classes, este evento de dois dias não só mostra o espírito competitivo, mas também destaca a nossa dedicação em promover a vela como um desporto para todas as idades e níveis de habilidade. Estamos entusiasmados por assistir a uma afluência tão grande e esperamos um evento emocionante e bem sucedido."
Paulo Mirpuri, fundador e Presidente da Fundação Mirpuri acrescentou: "Estamos muito contentes por voltar a competir em Cascais. O evento tornou-se um ponto alto do calendário anual de regatas e é com grande alegria que vamos receber todos os participantes para celebrar a Vela."
As regatas continuam no domingo, 7 de julho, e culminam com a cerimónia de entrega de prémios da competição, que é o ponto alto do fim de semana. O imponente Troféu de Vela da Fundação Mirpuri será atribuído ao vencedor da regata em tempo real, e será defendido pelo VO65 Racing for the Planet, que ganhou o troféu em 2023.
Pela quarta vez será também atribuído o prestigiado Mirpuri Foundation Ocean Award, que reconhece a excelência na comunidade científica e premeia um projeto que tenha um impacto positivo na saúde dos oceanos. O Mirpuri Foundation Ocean Award 2024 será atribuído a uma iniciativa liderada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature), que combina a conservação marinha com os princípios da economia circular.
O projeto vencedor receberá um prémio de 10 000 euros da Fundação Mirpuri, o dobro do montante atribuído em anos anteriores, e será revelado pela Diretora-Geral da IUCN, Dra. Grethel Aguilar, na cerimónia de entrega de prémios da regata.
O Troféu de Vela da Fundação Mirpuri foi também reconhecido pela UNESCO como um evento oficial da “Ocean Decade”, em reconhecimento dos seus esforços de sustentabilidade.
Todas as taxas de inscrição para esta regata focada na sustentabilidade são doadas a projectos de conservação oceânica pelo patrocinador principal, a Fundação Mirpuri.
Sobre a Fundação Mirpuri | Organização sem fins lucrativos com sede em Portugal, foi fundada pelo empresário Paulo Mirpuri com o objetivo de contribuir para um mundo melhor para as gerações futuras. Acreditando que liderar pelo exemplo é a melhor forma de mudar mentalidades, a Fundação Mirpuri promove a cooperação entre legisladores, empresas, comunidades e indivíduos. Atua em seis áreas distintas: Conservação Marinha, Conservação da Vida Selvagem, Artes Performativas, Responsabilidade Social, Investigação Médica e Investigação Aeroespacial. O compromisso da fundação com a sustentabilidade é transversal e reflete-se em todas as suas atividades. A Fundação Mirpuri é sinónimo de tecnologia, investigação, informação e inovação. Aliados a estas características estão os valores de integridade, perseverança e altruísmo para melhor impactar o planeta (+info).