CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Implementação de Sistemas de Inteligência Hídrica em Piscinas Municipais

Os sistemas poupam, em média efetiva, 20% no consumo de água potável

A Câmara Municipal de Cascais deu um passo significativo em direção à sustentabilidade ao implementar dois conjuntos de sistemas eficiência e inteligência hídricas nas Piscinas Municipais de Abóboda e Alcabideche. Estes sistemas têm como objetivo otimizar a utilização de água e promover o uso sustentável dos recursos hídricos. Os novos sistemas tornam os dispositivos hídricos mais eficientes por meio da instalação de redutores de caudal em torneiras, chuveiros e outros equipamentos. Além disso, aproveitam o caudal de renovação diária das piscinas para o abastecimento dos autoclismos dos complexos, uma medida que previne o desperdício de água e diminui a dependência de fontes de água potável.

"Procuramos este tipo de eficiência, de um recurso tão escasso como é a água, em todas as instalações do concelho e cabe-nos olhar por ela e pela poupança da mesma", salientou Francisco Kreye, vereador do Desporto e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Cascais na visita ao Complexo Municipal da Abóboda para conhecer o sistema geral no contexto do Plano de Ação da Inteligência Hídrica do Municipio, juntamente com Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. 

A implementação desses sistemas resultou em uma poupança média efetiva de 20% no consumo de água potável, o que corresponde a uma redução anual de 4.700 m³ de água e uma economia financeira de 6.600€. Estes números refletem um impacto significativo, tanto ambiental quanto financeiro, para o municipio. Com um investimento total de 120.000€, a iniciativa reforça o compromisso de Cascais com a sustentabilidade. As piscinas municipais, que representam 3% do consumo global de água do município, agora operam com maior eficiência hídrica, mitigando o desperdício que anteriormente ocorria com a renovação diária da água das piscinas.

Como importante complemento destas intervenções, foi elaborado e implementado um Plano de Comunicação e Sensibilização aos utentes dos dois Complexos, com o objetivo de demonstrar o impacto ambiental e financeiro das intervenções realizadas, e de sensibilizar para a poupança de água. Este plano foi concretizado através da afixação de materiais gráficos em locais selecionados.

Devido ao caráter inovador dos projetos, as melhorias são contínuas, com o objetivo de maximizar a eficácia dos sistemas instalados. Esta abordagem progressiva assegura que as soluções adotadas evoluam e se adaptem para alcançar os melhores resultados possíveis.

Os objetivos principais desta iniciativa incluem a promoção do consumo sustentável de água, a utilização de fontes hídricas alternativas para fins não potáveis, e a consequente poupança de recursos financeiros e ambientais. A Câmara Municipal de Cascais vai continuar com o investimento em tecnologia e sustentabilidade porque acredita trazer benefícios duradouros para o concelho.

 

CMC | CL | MC | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0