CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cerimónia de Atribuição das Medalhas de Mérito Municipal

Homenagem a instituições centenárias marca o início da Semana do Município

Esta sexta-feira, 7 de junho, a Câmara Municipal de Cascais deu início à Semana do Município com a solene cerimónia de atribuição das medalhas de mérito municipal. Este evento, que celebra a dedicação e o contributo de instituições e cidadãos de mérito, integra as festividades dos Santos Populares e do aniversário do município de Cascais, que este ano comemora 660 anos de existência.

A cerimónia deste ano teve um significado especial ao homenagear a democracia colaborativa, destacando instituições centenárias e assinalando os 50 anos do 25 de Abril. A atribuição das medalhas de mérito é um dos pontos altos das celebrações, reconhecendo aqueles que contribuíram de forma notável para a comunidade cascalense. Mas, este é também um momento de celebração do legado histórico que continua a moldar o futuro de Cascais.

Estas instituições, com mais de um século de história, têm desempenhado um papel vital no desenvolvimento cultural, social e desportivo de Cascais, e a sua contribuição é inestimável para a identidade e o progresso do município.

"É destas pessoas e instituições que é feito Cascais. São elas que fazem de nós uma comunidade tolerante e aberta ao mundo", destacou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais (ler discurso na íntegra).

A Semana do Município é, assim, uma oportunidade de homenageamos "aqueles que fazem a diferença e de quem nos orgulhamos, pessoas e instituições que sentem, vivem e constroem o espírito de Cascais. Que contribuíram e contribuem para um concelho mais próspero e solidário, para um concelho onde todos são mais capazes de realizar o seu potencial e de se elevar a novos horizontes", disse, ainda, o autarca.

Carlos Carreiras lembrou que as instituições hoje distinguidas e as pessoas que as compõem praticam todos os dias atos de cidadania e "reforçam a democracia participativa e colaborativa" e que "nos inspiram a aprofundar os instrumentos da democracia participativa e colaborativa" que no entender do presidente da Autarquia são os instrumentos mais eficazes para "combater a guerra da exclusão social" e na "defesa da liberdade".

E porque não há festa sem música, a cerimónia contou com aplaudidos momentos de fado pela voz de Maria do Carmo Marques da Gama Vieira , acompanhada à Guitarra Portuguesa por Francisco da Silva Ferreira Zanatti e na Viola de Fado por Luís Da Gama Roquette. Mas, foi com a interpretação do fado “A Mariquinhas vai à Fonte”, letra de Maria Manuel Cid, Música Tradicional (Fado Moleirinha) que a fadista de serviço arrancou mais aplausos no Auditório do Centro Cultural de Cascais completamente cheio. 

Muitos quiseram, assim, testemunhar a justa e emotiva homenagem às mais antigas coletividades que atravessaram mudanças inimagináveis e a todas elas se souberam adaptar, florescer e transformar em ativas vozes culturais e desportivas no concelho. São associações com história que continuam a escrever no presente, o futuro de muitas gerações. 

Lista das instituições homenageadas:

• Sociedade Musical União Paredense
• Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos
• Sociedade de Educação Social de S. João de Estoril
• Associação Escola 31 de Janeiro
• Grupo Musical e Desportivo 31 de Janeiro de Manique de Baixo
• Troupe União 1º de Dezembro Caparidense
• Sociedade Musical de Cascais
• Grupo Dramático e Sportivo de Cascais
• Sociedade Musical e Sportiva Alvidense
• Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires
• Grupo Sportivo de Carcavelos
• Murtalense – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0