CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Parede inaugura Mural comemorativo da visita do Papa Francisco

Paróquia da Parede tem mural alusivo à visita do Papa Francisco a Cascais

A Paróquia da Parede inaugurou este domingo, 2 de junho, o terceiro mural “A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte”. Esta obra é uma réplica em azulejo da parte final do mural concebido para a visita do Papa Francisco a Cascais durante a Jornada Mundial da Juventude, concluído por Sua Santidade na sede do Movimento Internacional Educativo Schollas Occurrentes.

Depois da inauguração das primeiras réplicas nas Paróquias de Cascais e da Abóboda, hoje foi a vez da Paróquia da Parede eternizar a visita do Santo Padre ao concelho. Este mural será replicado em mais seis locais, mantendo viva a memória da visita do Papa Francisco a Cascais nas nove paróquias do concelho.

Cascais recebeu o Papa Francisco, em agosto de 2023, com o maior mural de sempre, com 3,5 quilómetros pintados pelos munícipes cascalenses sob a orientação dos jovens das Schollas Occurrentes. Escolas, associações, utentes de lares de idosos, pessoas com deficiência, trabalhadores municipais, reclusos, entre outros, participaram na conceção desta obra que simboliza o espírito de união da comunidade nesta receção histórica para o concelho.

“O mais importante da visita do Papa Francisco e da Jornada da Juventude é o que fica e se eterniza para além do tempo. São as palavras e a mensagem do Santo Padre de incluir todos, todos, todos. Por isso, não tendo sido possível ter o Papa Francisco em todas as paróquias, cada uma delas vai agora ter este mural para memória futura de toda a comunidade”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais na inauguração do terceiro mural, no espaço exterior da Igreja Paroquial da Parede.

Além de celebrar a visita histórica do Papa Francisco a Cascais, este mural também recorda o encontro e a colaboração entre diferentes segmentos da comunidade, reforçando os laços e a coesão social através da arte e da memória coletiva.

"3500 pessoas e 110 instituições fizeram o maior mural do mundo, o que tornou a visita do Papa a Cascais ainda mais especial,” salientou Miguel Ribeiro Ferreira, das Schollas Occurrentes, acrescentando: “Este mural representa o final deste extraordinário trabalho e simboliza que tudo é possível quando a comunidade de une em redor de uma causa”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0