Está aqui
Prémios "Boas Práticas Inclusivas" e Lançamento da Plataforma "Just Work"

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais realizou, esta quarta-feira, 6 de dezembro, a Cerimónia de Atribuição do Prémio "Boas Práticas Inclusivas" e o Lançamento da Plataforma "Just Work". O evento teve lugar no Casino Estoril, reunindo uma audiência atenta e comprometida com a causa da inclusão.
A iniciativa, dedicada ao tema "Empregabilidade Inclusiva", visou destacar as boas práticas no que diz respeito à integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nesse âmbito, a Associação S. Francisco de Assis foi uma das organizações distinguidas com o prémio "Entidade Empregadora com Boas Práticas Inclusivas no Concelho de Cascais". Este reconhecimento pretende enaltecer e premiar empresas e instituições que se destacam pelo compromisso com a inclusão e pela implementação efetiva de políticas que promovem a igualdade no local de trabalho. Brilhos e Focos; Farmácia Silveira de Alcabideche; e Horizonte, CRL, foram as outras três organizações do concelho também distinguidas.
“É a segunda distinção que Cascais recebe esta semana, com a Câmara Municipal a ser reconhecida com o prémio do Instituto de Emprego e Formação Profissional por sermos uma autarquia que promove a empregabilidade inclusiva, e hoje aqui com a distinção da Associação S. Francisco de Assis”, referiu Nuno Piteira Lopes, vereador da CM de Cascais. acrescentando que “Cada um de nós deve sentir-se embaixador da empregabilidade inclusiva e, assim, convencermos as organizações das mais valias em terem pessoas com deficiência nos seus quadros de pessoal”. Nuno Piteira Lopes reforçou, assim, o compromisso do município em criar uma comunidade onde todos têm espaço e oportunidades para prosperar, independentemente das suas capacidades.
O lançamento público da Plataforma "Just Work" marca também um passo significativo rumo à promoção da inclusão laboral. A plataforma visa conectar empresas, profissionais e pessoas com deficiência, facilitando o acesso a oportunidades de emprego e promovendo ambientes de trabalho mais inclusivos.
Esta plataforma, integrada no projeto Talentos+ promovido pela Comissão para a Pessoa com Deficiência de Cascais (CPD), viabilizada com o apoio do BPI | Fundação La Caixa e gerida pela CERCICA, é uma nova resposta que pretende tirar partido do digital para levar ainda mais longe a vasta experiência acumulada pelas instituições do concelho na integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Pode aceder à plataforma em justwork.pt