CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Apresentação Oficial do Cascais Ópera

Concurso Internacional de Canto, uma novidade no panorama internacional dos concursos líricos

Cascais orgulha-se de lançar o Cascais Ópera, um novo e emocionante concurso internacional de canto que pretende cativar cantores líricos de todo o mundo. A apresentação oficial do evento ocorreu nesta quarta-feira, revelando os detalhes deste concurso único.

O Cascais Ópera - Concurso Internacional de Canto está prestes a marcar o seu lugar no cenário internacional, com sua primeira edição programada para acontecer entre os dias 6 e 14 de abril de 2024. Os prestigiosos palcos escolhidos para este evento incluem o Centro Cultural de Cascais, o emblemático Casino Estoril, a Casa das Histórias Paula Rego, e culminará com a final no majestoso Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Concebido como uma "montra" para os talentos promissores no campo do canto operático, o Cascais Ópera está aberto a candidatos de todo o globo, independentemente da sua tipologia vocal. Os aspirantes devem ter idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos para participar neste concurso que promete ser uma experiência única.

As candidaturas estão a decorrer até 31 de dezembro de 2023. Mais informação aceda aqui

Para Adriano Jordão, diretor artístico da competição, o projeto destaca-se "pela qualidade dos elementos do júri" que inclui nomes consagrados, como o barítono Sergei Leiferkus, considerado um dos mais prestigiados artistas da cena lírica mundial; Aleksandar Nikolic, considerado um dos mais ativos encenadores de ópera e de teatro da Europa de Leste; Ivan van Kalmthout, diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, entre outros grandes nomes da música liríca.  

O Cascais Ópera é mais do que uma competição; é uma oportunidade para os cantores líricos emergentes brilharem nos palcos mundialmente reconhecidos. Prepare-se para testemunhar a ascensão dos novos talentos da ópera enquanto eles competem, inspiram e encantam audiências em Cascais, Lisboa e daqui para o mundo. 

Para Salvato Telles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís e diretor Municipal de Cultura, esta competição "enquadra-se perfeitamente no programa cultural que tem vindo a ser desenvolvido em Cascais" e não tem dúvidas, em afirmar, que pela dimensão internacional e qualidade artística envolvida, o Ópera Cascais irá "ser um marco cultural, não só em Cascais, mas para Portugal". 

Espera-se que os candidatos que vão integrar esta 1ª edição venham de todos os continentes, tendo já formalizado a sua candidatura, mesmo antes da apresentação formal do concurso, cantores líricos da Austria, Filândia e Xangai. 

O Grande Prémio Égide tem o valor de 10.000 euros, sendo que o contemplado terá, ainda, assegurado um contrato para uma apresentação no Teatro Nacional de S. Carlos. São diversos os prémios monetários e para apresentações em outros palcos internacionais, com destaque para o Prémio Melhor Concorrente Jovem, no valor de 2.500 euros, assim como um original Prémio do Público, de 1.500 euros que irá estimular a partcipação de toda a comunidade e não só dos melómanos. 

Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, destaca a inportância deste tipo de eventos, pela sua qualidade e dimensão que"posicionam Cascais na rota do turismo cultural", fazendo aumentar a qualidade dos turístas que nos visitam, incrementando a economia local e a cadeia de valor do concelho. 

Fique atento para mais detalhes emocionantes sobre este evento imperdível que celebrará a arte e a paixão pela ópera em grande estilo.

Para saber mais sobre os principais eventos e masterclasses do Cascais Ópera aceda aqui.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0