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“O Sucesso em Cada Aluno” avaliado em Cascais

Retenção de alunos decresceu em Cascais, mas continua a afetar “os mais vulneráveis”

O Seminário "Promover o Sucesso em Cada Aluno em Cascais" que decorreu no Centro de Formação em Caparide e que reuniu largas dezenas de professores e diretores de agrupamentos de escolas do concelho, contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro da Educação, Frederico Pinho de Almeida.

O autarca assistiu à apresentação de estatísticas sobre a desistência na escola e, sobretudo, as referentes às retenções que, na esmagadora maioria das escolas do concelho, estão abaixo das percentagens registadas na restante área metropolitana de Lisboa.

Frederico Pinho de Almeida salientou a importância dos diversos projetos desenvolvidos nas escolas do concelho, enquadrados no projeto “Promover o Sucesso em cada aluno”, que procurou apoiar as escolas e gerar estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar, tendo como parceiros a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, com o Professor Carlos Neto à cabeça, o Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a coordenação da Professora Ariana Cosme e também o Instituto de Educação e Universidade Lusófona.

Frederico Pinho de Almeida salientaria que, na altura de olhar para as estatísticas, seria importante lembrar o papel de programas e iniciativas desenvolvidas como “O Canal OSCA”, o Lançamento do livro “Inovar em Cascais – Corpo Ativo Cérebro Aprendente”; a realização da Conferência “BRINCAR NA INCERTEZA E PARA O DESAFIO”, em parceria com a International Play Association, a implementação da Semestralidade do Calendário Escolar, que abrangeu o próprio ensino privado e muitos outros projetos.

Num painel final que contou com a intervenção da Professora Neuza Pedro e do Professor João Filipe Matos, do Instituto da Educação, de Frederico Lopes, da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, de João Bento Vitorino, Diretor do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, coube à professora Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia do Porto, tirar as conclusões deste Seminário.

A atual Inspetora Geral da Educação e Ciência, que desde 2019 foi uma das responsáveis pelo projeto “Promover o Sucesso em cada aluno: em Cascais Ninguém Fica para trás” referiria o trabalho excecional realizado no concelho, mas faria também o contraponto, lembrando o muito que ainda está por fazer.

E, numa intervenção conclusiva, a professora Ariana, depois de ver o diagnóstico que, como diria, “está longe dos números dos anos 80 do século passado”, sustentaria que “a fotografia” dos alunos retidos continua a ser a mesma. E explicaria: “Quando reprovavam 42% dos meninos na primeira classe (…) com a ideia de que a reprovação era recuperadora, sem perceber que, no 4.º ano, chumbavam, outra vez, 45%, esses 45% tinham fotografia”. Não conseguiam explicar à Europa, comunidade para a qual tinha Portugal acabado de entrar, em 1986, “porque é que o insucesso escolar era precoce, massivo e profundamente seletivo”. A Professora lembraria: “Eram sempre os filhos dos pobres, dos imigrantes, dos vulneráveis”. Mas é convicção da Professora que o último relatório da OCDE diz que, ainda que já não sejam os 45%”, mas apenas 7% os retidos, “continuam a ter a mesma fotografia, isto é são os mais vulneráveis”. Ariana Cosme concluiria: “Sabem o que é preciso para ter sucesso? É preciso respeito. Respeito pela avó que morre de frio no inverno porque não tem dinheiro para pagar o aquecimento; respeito pela mochila às costas que cada miúdo traz, e cada mochila é diferente da outra, mas todas legítimas”.

CMC/HC/PM

 

 

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