CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Portugal: Cidades inteligentes e os desafios da transição energética

Presidente da CM Cascais foi um dos intervenientes no evento

A Nova School of Business and Economics e a Fundación Repsol organizaram, nesta manhã de 10 de novembro, em Carcavelos, o evento “Portugal: Cidades inteligentes e os desafios da transição energética”, que serviu de mote para apresentar a iniciativa “Towards Net-Zero Cities”, como uma peça chave para se avançar para uma sociedade sustentável e resiliente no combate às alterações climáticas.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, marcou presença no evento e foi um dos intervenientes no diálogo “Cidades de Portugal face aos desafios da neutralidade climática”, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. Os autarcas partilharam as iniciativas e os projetos que estão a implementar nos seus Municípios relacionados com a descarbonização e transição energética, e também a visão sobre o caminho a percorrer até 2030 para alcançar a neutralidade climática nas zonas urbanas.

“Em Cascais, temos assumido o território como um laboratório, demonstrando que o que se diz ser impossível de fazer pode ser realizado”, referiu Carlos Carreiras. “Cada vez é mais importante desenvolver a democracia participativa e colaborativa, para se envolver toda a comunidade nesta transição energética”, salientou o autarca. Quando questionado pelo moderador António Calçada (presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa) sobre o desenvolvimento das comunidades energéticas em Cascais, Carlos Carreiras referiu que “no nosso concelho temos preservado espaços para a agricultura, para a plantação de pomares… as hortas comunitárias são um exemplo de aproveitamento dos espaços para criar algo sustentável, por exemplo. Estamos também a recuperar as florestas marinhas de Cascais, que são bastante importantes na captação de CO2”.

Já relativamente ao tema da mobilidade urbana, o presidente cascalense referiu que “começámos a pensar o nosso sistema de mobilidade pelo estacionamento e a sua organização. Depois, evoluímos para o transporte público rodoviário gratuito, para toda a população que reside, trabalha e estuda em Cascais. Temos também a requalificação das ribeiras do concelho, que tem o objetivo de mitigar o risco de cheias, criar zonas de lazer para a população, criar parques verdes urbanos e, além de tudo isso, permite também uma mobilidade suave, que tem um impacto menos negativo no ambiente”. Carlos Carreiras finalizou a sua intervenção, afirmando que os seus próximos objetivos face ao desafio da neutralidade climática passam por “continuar a insistir para que as coisas se façam, a ser um «pica-miolos», para que se consigam aproveitar os fundos que estão disponíveis neste contexto”.

O evento desta sexta-feira contou ainda as intervenções do diretor da Nova SBE, Pedro Oliveira, do presidente da Repsol, António Brufau, do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

De relembrar, que na conferência da ONU para as alterações climáticas, a COP 27, realizada em novembro de 2022, Cascais foi reconhecida como uma das 50 cidades mais inovadoras em todo o mundo pelas suas políticas de transição energética e ação climática e pelo seu contributo para a ciência do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas. Importa mencionar que as cidades albergam metade da humanidade e são o motor económico, responsável por 80% do PIB mundial. Representam também cerca de 75% do consumo de energia e de 70% das emissões de CO2. Por isso, estes são locais que refletem o desafio e a oportunidade, tornando-se a chave para acelerar o progresso e alcançar os ambiciosos objetivos climáticos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

CMC | DG | PR | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0