CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Passeio Padre Miguel inaugurado no Estoril

O fundador da Associação Juventude Salesiana faria 100 anos de vida este domingo

Este domingo, 8 de outubro, é um dia muito especial para a família Salesiana, já que o fundador da Juventude Salesiana ( AJS) - Hóquei em Patins. faria 100 anos de vida. Este foi, pois, o dia escolhido para uma grande homenagem ao Padre Miguel Barros.  A homenagem iniciou-se logo de manhã com o mini-hóquei - Torneio Centenário Padre Miguel, entrega de medalhas aos atletas e uma missa evocativa na Igreja da Nª Srª Maria Auxiliadora, terminando a manhã com um almoço convívio na Escola Salesianos Estoril. 

Já esta tarde de domingo, a homenagem prosseguiu, com a inauguração do Passeio Padre Miguel, no Estoril, junto à Avenida Aida - Praia do Tamariz. Uma forma de perpetuar a memória do grande homem, inigualável professor e pedagogo, apaixonado treinador que inspirou centenas de jovens, para que a sua obra tenha continuidade pelas mãos das gerações vindouras.

 Em 1961, fundou o pioneiro projeto A Juventude Salesiana, com o objetivo de formar jovens através dos princípios cristãos, pela educação e pelo desporto como um todo. Até à sua morte, em 2010, o Padre Miguel dedicou a vida à Igreja e aos Salesianos, contagiando todos com a sua paixão pelo Hóquei em Patins, formando e treinando grandes jogadores campeões mundiais. 

"O Padre Miguel faz parte da história de vida de milhares de pessoas, como faz parte da minha própria história", referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, ele que foi também aluno salesiano, assim como fez parte de uma das muitas equipas de hóquei em patins da Associação Juventude Salesiana que tiveram o Padre Miguel como formador e treinador. "Por isso esta é uma justa homenagem ao homem que, durante várias gerações, ensinou jovens a crescer e a tornarem-se bons homens e bons cidadãos", concluiu Carlos Carreiras. 

O dia cheio em emoções, culminou com a cerimónia evocativa no auditório do Edifício Cruzeiro. Foram conversas informais e muitas histórias a recordar todas as dimensões multifacetadas do homenageado. Dirigentes, treinadores, atletas pais e amigos do AJS clube de Hóquei em Patins, ex -alunos e demais individualidades que conheceram, trabalharam e conviveram com o Padre Miguel, deixaram o testemunho sentido perante um homem cuja memória se irá perpetuar muito para além do seu tempo. Como afirmou o Padre Tarcízio Morais, Provincial dos Salesianos de Portugal e de Cabo Verde, que acompanhou o homenageado nos seus últimos cinco anos de vida, "o Padre Miguel teve a capacidade e a visão de construir no Passado, o Futuro". 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0