CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comissão Europeia monitoriza apoio cascalense aos ucranianos

Já foram mais de 2300 ucranianos a pedir ajuda ao município

Esta manhã, a Unidade de Alojamento Temporário da Avenida de Sintra recebeu a Comissão Europeia, para monitorização, visita e recolha de informações sobre as instalações que, desde o início da guerra, têm acolhido o povo ucraniano.

Esta visita dá-se no âmbito da candidatura de Cascais para o Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com o SOS Ucrânia. Os membros da instituição europeia visitaram uma das três unidades de acolhimento, na Avenida de Sintra, e ficaram a conhecer melhor o trabalho que já foi desenvolvido, de forma geral, no município.

A vereadora Carla Semedo, presente na visita, refere que “é uma honra para nós acolher aqui a Comissão Europeia, que veio recolher boas práticas, que depois podem ser disseminadas por outros municípios e por outros países”. O município foi distinguido como uma das vilas que melhor acolheu estes convidados, com a promoção do programa SOS Ucrânia, que permitiu envolver e mobilizar a sociedade civil para a causa. 

Nesta “casa”, ainda vivem cerca de 99 pessoas, mas, ao longo dos quase dois anos de guerra, já foram mais de 2300 ucranianos a pedir ajuda ao município – desde questões de empregabilidade a dúvidas sobre o funcionamento da segurança social -, e por volta de 470 que circularam nas unidades de acolhimento.

Desde o início da guerra, Cascais tem primado por ser uma fonte de segurança e acolhimento para quem o precisa e promovida numerosas iniciativas nesse sentido, nomeadamente:

- no resgate de refugiados ucranianos junto à fronteira da Roménia;
- no acolhimento de refugiados em locais devidamente criados para o efeito, as Unidades de Alojamento Temporário;
- na integração destas famílias na comunidade, através de diversos programas de Emprego, Educação, Apoio Social, entre outros;
- no apoio financeiro para a reconstrução de instituições educacionais na Ucrânia;
- na organização de eventos de solidariedade, como concertos de angariação de fundos;
- no envio de bens para a Ucrânia- como aquecedores, medicamentos, roupas, alimentos, entre outros - em articulação com diversos parceiros.

CMC | AL | MC | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0