CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes 2023

Procissão marcou o último dia das Festas do Mar

Tal como dita a tradição, a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes saiu pelas ruas e pelo mar de Cascais num domingo, desta feita a 3 de setembro, numa manifestação cultural de carácter religioso e de devoção à protetora de todos os pescadores e mareantes.

Com centenas de participantes e milhares a assistir, a procissão decorreu em duas fases: a terrestre, que saiu da Igreja de Nossa Senhora da Assunção até ao cais de embarque na Baía de Cascais; e a marítima, que saiu do cais de embarque até à Guia. Estas duas fases do cortejo foram realizadas nos dois sentidos enquanto decorria um conjunto de celebrações na Baía.

No momento de paragem das embarcações da zona da Guia, foi cumprido o habitual ritual de exaltação simbólico e sagrado do cortejo, refletindo-se num sentimento de profundo agradecimento à proteção dos que navegam no mar e a todos os que lá morreram, por parte da comunidade piscatória.

A procissão contou, como sempre, com o apoio das associações de pescadores de Cascais que, neste dia, disponibilizaram as suas embarcações para percorrer por mar o trajeto entre a Baía e a Guia, levando a bordo todos quantos manifestaram o desejo de participar no cortejo. O executivo da Câmara Municipal de Cascais, encabeçado pelo presidente Carlos Carreiras, participou em toda a procissão, que este ano passou a integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial da Direção-Geral do Património Cultural.

A chuva, que ameaçou cair durante todo o cortejo, só o fez no preciso momento em que o andor com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes chegou a terra vinda do mar. Diz quem sabe, que procissão molhada é procissão abençoada. Que assim seja!

CMC | DG | RP | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0