CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Arrancam as Conferências do Estoril 2023

Dois dias de debates, discussões e partilhas sobre os problemas atuais do mundo

Após meses de preparação, chegou o dia: a 8ª edição das Conferências do Estoril arranca, com um ambiente de curiosidade, expectativa e, principalmente, muito ânimo.

Centenas de pessoas encheram o auditório Hovione da Nova SBE, em Carcavelos, a partir das oito da manhã. No meio do burburinho, a multiculturalidade era evidente. Vindos de todo o mundo, os participantes alinharam-se para receberem as suas credenciais e dar início ao dia.

Quando quase todos os presentes se encontravam nos seus lugares e a postos, a jornalista e apresentadora do evento, Analise Borges, deu início às Conferências, deixando o desejo que “nos próximos dois dias, tenhamos um diálogo aberto e cândido para encontrarmos soluções para os problemas que enfrentamos”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, realizou a abertura oficial do evento e aproveitou para reforçar ao público a importância de re-humanizarmos o nosso mundo, mote das Conferências. “Temos sempre a necessidade de passar a culpa aos outros, mas, de facto, cada um de nós tem de enfrentar as suas responsabilidades. Temos de assumir estas responsabilidades. Esta é uma convocatória, quer do Papa Francisco, quer de António Guterres, Secretário-Geral da ONU. Estamos todos, todos, todos, convocados”, urgiu.

Também Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e presidente da Fundação Alfredo de Sousa, apelou ao público na sessão de abertura. Assumindo as Conferências do Estoril como um “farol para nos lembrar onde está a terra firme”, Pinto Luz reforçou a necessidade de ação e mudança face aos problemas globais existentes. “As Conferências do Estoril sempre foram um lugar de alerta. Uma janela para o futuro. Mas também, um espaço que nos convoca à ação. Um espaço que diz a todos nós – políticos, professores, empresários, intelectuais e especialmente aos jovens – que devemos ter o futuro nas nossas mãos.”, afirmou.

Num dos discursos mais esperados do dia, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, deixou o desafio aos estudantes e a todos os presentes: “Hoje, 1 de setembro de 2023, a questão crucial é saber do que precisamos mais: decisores ou inspiradores? Amanhã será tarde demais”, sublinhou. Adicionalmente, acentuou a necessidade de novos líderes inspiradores, que surjam de novas ideias, dando protagonismo ao papel dos jovens nesta mudança de paradigma: “Aquilo que se passa no mundo é uma grande mudança geopolítica, económica, social, científica, tecnológica e é natural que as gerações mais jovens tenham um papel maior nessa mudança”, referiu.

Presentes em força no evento, os jovens são um dos grandes pilares das Conferências do Estoril. Assumidos agentes da mudança, os participantes olham para os desafios feitos pelos oradores com ânimo e concordância.

Para Marta Cunha, estudante da Nova SBE, os jovens são essenciais para a construção do futuro da humanidade. “Acho que a nossa determinação e a nossa capacidade de arriscar e de ter coragem vai ser muito importante para mudar o mundo”, referiu, questionando, ainda: “Se não formos nós, jovens, que temos os ensinamentos para isso, quem é que o vai fazer?”.

Para Emile Von Schomberg, embaixador jovem das Conferências do Estoril, o evento é uma oportunidade única para assistir à mudança em andamento. “As CE oferecem-nos muito espaço para debates abertos, vemos pessoas que são especialistas nas suas áreas e que estão cá para trazer uma mensagem baseada nas suas próprias experiências e depois partilhá-la com o mundo”, afirmou, desejando que “para o resto das Conferências, os oradores tragam o mesmo espírito, que falem, que partilhem e que inspirem outros a fazer o mesmo”.

Assim arrancou o primeiro dia, cheio de reflexões e aprendizagens que, certamente, habitarão no coração e mentes dos participantes durante todas as suas vidas, presentes nas decisões que tomem doravante.

 

Sobre as Conferências do Estoril:

Criadas em 2009, com sete poderosas edições, as Conferências do Estoril que decorrem hoje e amanhã, 1 e 2 de setembro, procuram envolver uma multiplicidade de lideranças de alto nível a nível político, empresarial, académico e da sociedade civil, inspirando as novas gerações a, em conjunto, encontrarem possíveis soluções para os nossos desafios comuns.

Saiba mais aqui.

 

CMC | AL | FH | MC | JM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0