CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Praias de Cascais mais seguras

O Plano de Segurança nas Praias da Linha de Cascais, apresentado no Salão Nobre da Câmara, prevê reforço da cooperação entre as diversas forças e aumento de meios.

“Aos mais 70 nadadores salvadores” contratados pela autarquia para o período balnear deste ano, verifica-se um acréscimo de 40 destes profissionais, na semana da Jornada Mundial da Juventude, anunciaria Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia da apresentação do Plano de Reforço da Segurança nas Praias da Linha de Cascais, que decorreu esta segunda-feira, nos Paços do Concelho, e que contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras e do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Mais do que o reforço de meios, sublinharia José Luís Carneiro, este plano é “um acordo de cooperação entre as forças do Ministério da Administração Interna, PSP, GNR e SEF com a Autoridade Marítima e a Polícia Marítima, tuteladas pelo Ministério da Defesa” e, neste caso, em perfeita cooperação com a autarquia.

José Luís Carneiro referiu ser “a primeira vez, este ano, que se realiza um acordo de cooperação que visa dar mais segurança àqueles que procuram as praias da região de Cascais” e agradeceria “toda a cooperação que a autarquia tem vindo a desenvolver, reforçando as capacidades das forças de segurança dos serviços de segurança e das outras dimensões da defesa nacional, que contribuem para o fortalecimento  do conjunto do sistema de segurança interna, servindo o país e também a região, apoiando na aquisição de viaturas, disponibilizando edificado para alojamento das polícias e comprando equipamentos que tem colocado ao serviço do comando metropolitano de Lisboa”.

O ministro enalteceria a autarquia como “um dos bons exemplos dos municípios portugueses no apoio à forças de segurança”, disse.

Neste capítulo, também o capitão-de-fragata Gomes Agostinho, Comandante da Polícia Marítima de Cascais, sublinharia, durante a apresentação do contributo da Autoridade Marítima neste plano de segurança, que a circunstância de Cascais manter durante o período de Outono, Inverno e Primavera, pontos de seguranças nas praias mais procuradas neste período, permitiu que “de 31 de outubro a 1 de maio se procedessem a 90 salvamentos” e que, por exemplo, durante o fim-de-semana da Páscoa a Polícia Marítima tivesse intervindo em “57 operações de salvamento”.

Ainda no plano da cooperação entre forças de segurança, o Tenente-Coronel João Fonseca, Comandante da Territorial de Lisboa da GNR revelaria que “desde 4 de julho até dia 2 de setembro, elementos da Gendarmerie francesa, dos Carabinieri e da Guarda Civil espanhola”, vão acompanhar as forças policiais, para ajudar no policiamento zonas de maior afluência turística.

Já quanto ao Plano para a Jornada Mundial de Juventude, o ministro referiu que este plano “tem o contributo de 14 entidades e, por isso, 14 planos autónomos que integram o plano global, este coordenado pelo secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro” – também presente nesta cerimónia – coordenação que lhe é delegada pelo ministro da Administração Interna e ministra da Justiça.

Quer o ministro que tutela as polícias, quer a ministra da Defesa deixariam uma mensagem de segurança para aqueles que procuram as praias de Cascais durante o período balnear.

“Estamos entre os cinco países mais pacíficos da Europa e entre os sete países mais pacíficos do Mundo e as praias de Cascais e o Município de Cascais fazem parte do Portugal pacífico e seguro”, sublinharia José Luís Carneiro. Uma mensagem que foi corroborada pela ministra da Defesa Helena Carreiras garantindo que a toda a população balnear que “podem sentir-se seguras nas nossas praias”.

Carlos Carreiras sublinharia que quer o índice da criminalidade em Cascais quer o número de incidências nas praias têm diminuído drasticamente.

No caso particular da praia de Carcavelos, uma linha de mar com cerca de 1,5 quilómetros e que, durante o fim-de-semana, chega a receber mais de 40 mil pessoas, como sublinharia o Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, superintendente-chefe, Paulo Pereira, o plano agora apresentado prevê uma grande articulação entre os diversos meios policiais que asseguram a prevenção quer durante o transporte de e para a praia, quer na entrada e saída deste espaço balnear. “Ações de prevenção criminal desenvolvidas nos transportes públicos e nos acessos às praias” que, na opinião do superintendente-chefe Paulo Pereira, “têm um grande efeito dissuasor”.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0