CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assina protocolo com Direção de História e Cultura Militar

Acordo de colaboração irá resultar na musealização da Bataria da Parede.

O município de Cascais detém um rico e vasto património cultural, que procura difundir e preservar para o futuro. Prova disso é a constante aposta em ações de promoção e preservação da história cascalense.

No ano passado, o município obteve a cedência da Bataria da Parede e Ramal de Serventia, por parte do Ministério da Defesa Nacional e do Exército português.

Nesta terça-feira, 20 de junho, a Câmara Municipal de Cascais assinou um protocolo de colaboração com a Direção de História e Cultura Militar do Exército Português (DHCM) que irá resultar na musealização da Bataria da Parede.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, assinou o protocolo, explicando que “A Câmara Municipal de Cascais tem tido o privilégio de estabelecer muitos laços de relacionamento com os vários ramos das Forças Armadas, mas muito especialmente com o Exército. Ainda há dias tivemos na Bataria da Parede a definir o aprofundamento do programa a nível da Artilharia de Costa. Teremos aqui um equipamento que, certamente, vai honrar aqueles que serviram Portugal, servindo no Exército Português”.

Da parte da DHCM, esteve presente o Major-General Aníbal Flambó, diretor desta divisão do exército. “O Exército executa esta atividade de divulgação e preservação da história da cultura militar diariamente, através de todas as unidades que nós temos no Exército, colaborando com variadíssimas entidades, desde universidades, escolas, autarquias e entidades particulares. Vamos estabelecendo protocolos com esta entidades em vários âmbitos, nomeadamente o da museologia (…). No âmbito da museologia, como é o caso concreto aqui, a intenção é, continuando um trabalho antecedente, através do qual temos colaborado com a Câmara Municipal de Cascais, fazer a musealização da Bataria da Parede”, disse.

“Este protocolo é importantíssimo para a Câmara Municipal de Cascais, porque permite dar sequência ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o exército, e será particularmente importante para esta grande empreitada que é a transformação da Bataria da Parede no novo Museu da Artilharia de Costa”, apontou João Miguel Henriques, Diretor de Departamento de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais, que também esteve presente na cerimónia.

CMC | DCG | PR | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0